YouTube assume liderança em podcasts e lança nova página
Como “uma pesquisa no Google”, a ideia é trazer mais facilidade na busca pelos podcasts
Por Ana Julia Guimarães
Aconteceu! O YouTube ultrapassou concorrentes de streaming – Spotify e Apple Podcasts – e se tornou a plataforma mais utilizada para podcasts. Segundo o relatório feito pelo PodCast 360 da Luminate, isso aconteceu porque o YouTube trouxe a possibilidade de interagir e assistir o conteúdo.
Dados da pesquisa mostram que 83% dos entrevistados disseram que ouvem seus programas, 59% disseram que assistem a podcasts e 42% disseram que fazem as duas coisas – e o YouTube ainda é o melhor padrão para vídeo.
Pensando nisso, a plataforma deu o seu primeiro passo em relação ao reconhecimento dessa nova categoria e lançou sua página oficial de podcast.
A novidade aconteceu silenciosamente no final de julho e ainda está em processo de divulgação oficial. Por enquanto, a página só pode ser acessada por uma pequena parcela de pessoas que assistem os canais mais populares com frequência. A ideia é avançar progressivamente.
A página estará junto das opções ‘Em alta’, ‘Música’, ‘Filmes’, ‘Ao vivo’, ‘Jogos’, ‘Notícias’ e ‘Esportes’ da página ‘Explorar’. Ao clicar em ‘Podcast’, o usuário poderá selecionar o podcast desejado por categoria: suspense, comédia, romance…
O Youtube recebeu muitos conteúdos no formato de podcast nos últimos meses e isso não foi uma estratégia intencional. Portanto, a streamer atuou passivamente e não fez nenhuma campanha que estimulasse esses Youtubers a continuar.
A nova página surge para firmar a plataforma no segmento e estabelecer ainda mais vantagens de uso: com mais facilidade e agilidade na busca.