Uber terá pedido de corrida por WhatsApp Business
Em conferência, Meta divulga que está investindo fortemente em novas ferramentas de mensagens para empresas
Por Camila Petry Feiler
A Meta, empresa por trás do WhatsApp, lançou novos recursos para quem utiliza o aplicativo de mensagem para negócios. Inclusive a possibilidade de solicitar uma corrida da Uber sem trocar de app!
Como assim? A partir de agora, os usuários do WhatsApp Business terão acesso à uma versão premium — ou seja, paga — da plataforma, onde pequenas e médias empresas (PMEs) contarão com ferramentas adicionais e a possibilidade de adicionar até dez aparelhos simultâneos.
LINK PERSONALIZADO E BATE-PAPO COM CLIENTE
Entre os novos recursos, a companhia destacou que as empresas poderão criar links personalizados de anúncios. Ao clicar no link, o usuário será redirecionado automaticamente para o bate-papo, uma opção interessante para colocar em páginas ou sites de empresa.
No evento de divulgação da funcionalidade, Mark Zuckerberg aponta que sete em cada dez clientes dizem que se sentem mais conectados a uma empresa se puderem enviar uma mensagem. Na verdade, mais de um bilhão de usuários entram em contato com empresas em aplicativos de mensagens todas as semanas.
API E ESPAÇO NA NUVEM
A empresa já fornecia a clientes corporativos o Business API, mas a diferença é que a nova versão funciona 100% online, sem que as empresas tenham que instalar nada em seus computadores.
Com isso, a empresa ganha na facilidade de lidar e cruzar os dados, automatizando e acelerando o processo, podendo realizar mais funções diretamente pelo app, sem ter que levar o cliente a um site externo.
Também estará disponível o WhatsApp Cloud para as empresas que usarem o API. A ideia é agregar para empresas de qualquer tamanho, em qualquer lugar do mundo, para que possam usar o serviço de “hospedagem na nuvem gratuito e seguro fornecido pela Meta”.
PEDIR UM UBER PELO WHATSAPP
Por que não otimizar o uso de aplicativos, hein? Já que a maior parte das pessoas têm aplicativos de mensagens no celular, por que não mudar seu negócio de um app para um serviço de mensagens? Isso é o que a Uber tem feito na índia, em um projeto piloto.
Ao invés de fazer com que os clientes baixem seu aplicativo e tentem navegar em baixa velocidade de internet, a Uber permitiu que os clientes chamassem um motorista pelo WhatsApp, um aplicativo que 487 milhões de indianos usam. A Uber registrou que um terço dessas chamadas eram de novos passageiros e também notaram que conseguiram atingir um público muito mais jovem, uma base de clientes muito mais interessante para a empresa. O Brasil está no radar para entrar nesse teste em breve.
POR QUE IMPORTA?
O modo de relacionamento entre empresa e clientes mudou. A pandemia, inclusive, tornou os canais de mensagem item indispensável para aproximar os clientes e resolver problemas cada vez mais rápido – principalmente, de forma automatizada.
Inclusive, as empresas que começaram a usar as mensagens a favor dos negócios tiveram grande sucesso. Um exemplo é a C&A que passou a permitir que clientes brasileiros façam compras pelo aplicativo e agora está gerando 50% de sua receita digital no WhatsApp.
Para a Meta, isso significa que eles estão investindo fortemente em seus serviços de mensagens WhatsApp, Messenger da Meta e Instagram Direct, adicionando novos recursos para empresas. Ainda não está claro como vai ser o trabalho para o uso de dados pelas empresas a partir da LGPD nem quais os valores cobrados pela versão premium, mas podemos esperar novidades em breve.