Busca

Visão de Mercado
Insigths

Uber foi hackeada? Entenda o que aconteceu e como se proteger

19 de setembro de 2022 - 14:34
Entenda como um hacker entrou nos sistemas da companhia

Por Tainá Freitas

Se você recebesse uma mensagem no Slack da sua empresa dizendo que ela foi hackeada, você acreditaria?

Foi isso que aconteceu com a Uber recentemente. Um hacker invadiu os sistemas da companhia e deixou um aviso no aplicativo de mensagens corporativas. Os funcionários, no entanto, acreditaram que era uma piada.

A mensagem era curiosa. “Eu anuncio que sou um hacker e que a Uber sofreu uma violação de dados”, disse o hacker. Ele finalizou a mensagem com a hashtag “Motoristas da Uber são mal pagos”, em inglês. A captura de tela foi divulgada pelo Washington Post.

O QUE ACONTECEU?

Ao The New York Times, o hacker relatou que fingiu ser da equipe de TI para que um funcionário da Uber enviasse senhas de acesso. A técnica de enganar pessoas para invadir contas ou sistemas tem sido chamada de “phishing”.

A Uber afirmou, na tarde desta sexta-feira, que não tem indícios de que o hacker tenha tido acesso a informações de usuários (como o histórico de corridas, por exemplo). Os sistemas internos que a empresa havia derrubado, como medida de segurança, agora estão em operação novamente.

O funcionamento dos serviços da companhia não foi afetado durante e após a invasão.

A UBER X CIBERSEGURANÇA

Essa não é a primeira vez que a companhia sofre com invasões cibernéticas. Em 2016, informações pessoais de mais de 50 milhões de pessoas foram expostas após pessoas acessarem o serviço de nuvem usado pela Uber naquele período.

POR QUE IMPORTA?

Os acontecimentos com a Uber reforçam a necessidade de que todas as empresas eduquem seus funcionários com treinamento antiphishing.

Além disso, também destaca a necessidade de conferir se os serviços e ferramentas de terceiros são realmente seguros, pois eles podem comprometer toda a companhia.

Comentários

Mais vistos