Redes sociais podem ser processadas por causar vício
Nova lei na Califórnia estipula multa se for provado que filhos ficam viciados no uso dos apps.
Por Junior Borneli
O projeto de lei já foi aprovado na Câmara da Califórnia e agora vai para o Senado Estadual. O valor da multa é de US$ 25 mil caso fique provado que pessoas abaixo de 18 anos se viciaram na rede.
Coincidência ou não, a rede social com maior número de pessoas na faixa abaixo de 18 anos é o TikTok, que é uma pedra no sapato das redes que ficam baseadas na Califórnia.
Vício em mídia social é definido como uma preocupação, obsessão ou dificuldade em reduzir o uso de uma de mídia social que causa ou contribui para danos mentais, emocionais, de desenvolvimento ou físicos.
O TAMANHO DAS REDES SOCIAIS
Essa guerra entre as redes sociais tem motivo. Cada vez mais, novos apps surgem para disputar a atenção dos usuários e a briga para se manter relevante no mercado só aumenta.
O Top 10 das redes sociais fica assim:
- Facebook: 2,9 bilhões de usuários
- YouTube: 2,5 bilhões de usuários
- WhatsApp: 2,0 bilhões de usuários
- TikTok: 1,9 bilhão de usuários
- Instagram: 1,4 bilhão de usuários
- Messenger: 1,3 bilhão de usuários
- WeChat: 1,2 bilhão de usuários
- Kwai: 1,0 bilhão de usuários
- LinkedIn: 810 milhões de usuários
- QQ: 731 milhões de usuários
Depois de ver essa lista, você pode estar se perguntando: onde estão o Snap Inc., o Pinterest e o Telegram? Nenhum deles entra no Top 10, mas estão à frente do Twitter.
Também chama a atenção na lista a concentração de redes num mesmo “dono”. A Meta é dona de Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger. É o maior conglomerado de mídias sociais do mundo. A chinesa Tencent também é dona de outras 2 redes que estão na lista e uma terceira, que é maior que o Twitter. São elas: WeChat, QQ e Qzone.
Aposto que citei aqui algumas redes sociais que você nem sabia que existiam, certo? Foi o que aconteceu com o TikTok há 3 anos. Ninguém sabia o que era, hoje tem quase 2 bilhões de usuários.