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Recursos Humanos: a importância do setor para as empresas

28 de novembro de 2021 - 09:00

O setor de Recursos Humanos se refere a um conjunto de pessoas de uma empresa. Assim, a área de RH é responsável pelas ações administrativas internas e pelo relacionamento dos colaboradores com a companhia.

Há alguns anos, o departamento de Recursos Humanos era visto como um segmento que buscava solucionar questões burocráticas. Diversos trabalhadores só sabiam da existência dessa área em duas situações: ao fazer parte da companhia e ao passar por um processo de desligamento. Ou seja, anteriormente, o RH era conhecido apenas como a parte da empresa responsável por realizar assinaturas e baixas em carteiras de trabalho.

Hoje em dia, o RH vem sendo mais valorizado e ganhando espaço nas corporações, notadamente em empresas de grande porte. Com times maiores e capacitados, busca-se realizar o processo de recrutamento e seleção, administrar e conduzir os profissionais conforme as expectativas corporativas.

Nessa perspectiva, o setor de Recursos Humanos se torna cada vez mais estratégico na gestão do capital humano das empresas. Sendo assim, é responsabilidade de todos os envolvidos nessa área equiparar as políticas de gestão de pessoas aos objetivos e valores da companhia de forma a garantir maior bem-estar no ambiente laboral, aumento de produtividade e otimização das condições para a retenção de talentos.

Com tantas competências e possibilidades de atuação, existe ainda quem confunda quais são suas subdivisões e quais atividades devem ser executadas pelo setor de Recursos Humanos. O fato é que o RH não é um segmento isolado, mas uma parte essencial no andamento empresarial.

Para que você saiba qual é a importância do setor de Recursos Humanos nas empresas, preparamos este guia para detalhar e especificar tudo sobre o papel dessa área no cotidiano dos negócios. Boa leitura!

O que é Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos é a junção de colaboradores de uma determinada empresa. A base do segmento responsável são as ações de seleção, recrutamento, treinamento, remuneração e fornecimento de vantagens aos trabalhadores.

O setor de RH surgiu no início do século 20, ainda como resultado da Revolução Industrial. Foi nomeado de Relações Industriais e seu início se deu baseado na intenção de intermediar o relacionamento entre empregador e empregado.

Ao longo dos anos, o RH foi crescendo com bastante rapidez, inserindo os variados métodos de se trabalhar as pessoas dentro de uma organização. Por se tratar de uma meta de trabalho em sua maior parte subjetiva, o setor de Recursos Humanos necessitou de criar ações para unir essa subjetividade a técnicas de planejamento estratégico.

Ao ter que enfrentar desafios cada vez mais complexos, esse setor passou a ser um excelente direcionador de decisões empresariais, tomando frente de uma função fundamental para a manutenção de uma empresa e preenchendo os espaços de conexão entre setores e colaboradores.

Com a instituição das leis trabalhistas e a modificação de postura da sociedade perante as relações de trabalho, a área de Recursos Humanos passou por transformações consideráveis, assumindo a responsabilidade de zelar pelas boas relações profissionais — considerando o trabalhador como parte essencial de um negócio.

Com isso, a tecnologia começou a fazer parte também dessa área como um facilitador na gestão de negócios. Um exemplo é a digitalização do RH, que visa agilizar processos e reduzir custos. Em relação à gestão de pessoas, o setor de RH passou a utilizar técnicas, habilidades e estratégias para propiciar satisfação aos funcionários e, ao mesmo tempo, auxiliar a companhia a conquistar suas metas.

De forma geral, a gestão de Recursos Humanos conta com o direcionamento de ser o segmento mediador entre a empresa e os colaboradores, para que todos os envolvidos tenham seus interesses solucionados e, assim, desenvolver uma relação vantajosa a ambos.

Pode-se, então, compreender que os Recursos Humanos de uma corporação são os profissionais envolvidos, e o setor de RH é a área responsável por gerir esses colaboradores. A Gestão de Recursos Humanos, portanto, é uma função estratégica dentro do RH.

A importância do setor de RH

Quando você encontra um colaborador de confiança para a empresa, é comum querer mantê-lo sempre no negócio. Mas como fazer isso de maneira correta? É aí que a área de Recursos Humanos apresenta uma grande importância.

O RH organiza iniciativas que permitem demonstrar o apreço e o valor que cada profissional tem para a organização. Assim, o negócio demonstra preocupação com seus talentos e faz com que eles se mantenham mais envolvidos e entusiasmados com o trabalho que devem realizar.

A produtividade de uma companhia que tem uma perspectiva maior na adequada gestão de RH é muito melhor quando comparada àquelas em que gestores se mostram desatentos ao setor. Da mesma maneira, é a boa gestão de Recursos Humanos que faz com que você possa conhecer as efetivas aptidões e vocações dos colaboradores e explorá-las do melhor modo possível.

Assim, você terá certeza de que cada pessoa está oferecendo seu máximo para alcançar as metas corporativas e os objetivos estratégicos do negócio. Ressalta-se que o uso da tecnologia é fundamental ao otimizar os trabalhos no RH, melhorar a gestão de documentos e controlar todos os recursos do setor.

Além disso, o setor de RH realiza diversas outras atividades na empresa. Veja a seguir algumas delas!

Recrutamento e seleção de pessoal

Assim que uma empresa sente a necessidade de inserir um profissional para executar determinada função, inicia-se o processo de recrutamento e seleção de pessoal. Ao autorizar a abertura do processo seletivo, os recrutadores precisam apontar quais serão os requisitos e detalhamento da vaga para começar a busca por novos talentos.

No caso de realização de um recrutamento online, as empresas devem contar com o uso de softwares especializados, a fim de ajudar nesse método que otimiza bastante os resultados do setor. No decorrer desse processo, a equipe de RH escolhe os candidatos, aplica testes, estipula datas de entrevista e envia a proposta assim que houver um selecionado.

Treinamento e desenvolvimento

Não importa o cargo, todas as novas contratações devem aprender determinadas habilidades para exercer uma função. Além do mais, mesmo que alguém esteja na companhia há bastante tempo, novas tecnologias surgem e, com isso, esse colaborador precisa se adaptar às novidades do mercado.

O setor de RH é responsável por garantir que os colaboradores tenham as ferramentas e os conhecimentos fundamentais para exercerem com maestria suas atividades laborais. Os profissionais de RH também podem se especializar a fim de conquistarem outras oportunidades de desenvolvimento profissional — tudo isso incentiva os trabalhadores e faz com que a empresa desenvolva novos talentos.

Políticas de gestão de RH

A política do RH apresenta o objetivo de estipular regras da atuação do quadro de colaboradores conforme o plano estratégico da empresa. Refere-se aos modos como a organização lida com seus funcionários e varia de acordo com a cultura organizacional.

A política de RH auxilia os trabalhos dos envolvidos, além de fazer com que eles se sintam valorizados enquanto peças importantes da companhia. Essas políticas envolvem desde boas oportunidades de atividades até o controle de férias dos profissionais.

Engajamento dos colaboradores

O setor de Recursos Humanos determina um papel importante no engajamento e motivação dos colaboradores. Assim, abrir espaço para feedbacks constantes, escutar reclamações e sugestões e repassar isso para os gestores da empresa é muito importante.

Por isso, é preciso que o RH promova pesquisas de satisfação, eventos, entre outros. Essas são somente algumas medidas que os profissionais do setor podem colocar em prática para ter um constante engajamento com os funcionários e fazer com que eles se sintam prestativos na empresa.

Employer branding

Atualmente, as companhias, além de atrair clientes, devem conquistar talentos. É normal uma corporação disputar com outros melhores profissionais para fazer parte do seu time e isso influencia sua imagem como um todo. Para isso, é preciso investir na promoção de uma cultura organizacional eficiente.

Muitos têm uma impressão de que o Google seria uma empresa incrível de se fazer parte, por exemplo. Além de um produto globalmente famoso, eles não economizam esforços em employer branding, divulgando como são os escritórios e de que forma realizam tudo para manter seus colaboradores motivados.

O employer branding é uma metodologia que visa atrair e criar uma percepção positiva do mercado em relação à empresa como ambiente de trabalho para, com isso, conquistar novos talentos.

Avaliação e melhorias

Realizar uma constante avaliação de como está o andamento dos negócios, promover avaliações individuais com cada funcionário e entender melhor como está a qualidade de trabalho dentro da corporação é essencial. Para isso, é necessário encontrar modos de otimizar e inovar seu ambiente de trabalho a fim de potencializar o bem-estar da equipe.

As vantagens ligadas ao setor bem estruturado

Realizar a transformação do setor tradicional para a área com caráter gerencial proporciona vários benefícios aos negócios. Conhecê-los é fundamental para compreender que, de fato, vale a pena encarar o processo de modificação. A seguir, veja quais são as melhores vantagens de contar com um RH estruturado em sua empresa!

Melhor eficiência no recrutamento e seleção de pessoas

Um RH bem estruturado conta com um trabalho muito meticuloso no momento de contratar pessoas e coordená-las. No recrutamento, o setor de Recursos Humanos busca identificar a pessoa que melhor se adapta naquela cultura organizacional, a fim de otimizar processos de contratação.

Em contrapartida, quando se cogita o assunto de retenção de talentos, é necessário que o colaborador conte com incentivos, tais como:

  • benefícios: o hábito de disponibilizar benefícios, como plano de saúde e vales, deixa claro ao trabalhador que a empresa sabe de suas mais variadas necessidades e o auxilia nesse sentido;
  • salário: a remuneração reflete, além da compensação pelo trabalho ofertado, o reconhecimento da companhia pelo empenho do colaborador;
  • feedbacks positivos: é bastante ruim quando um funcionário recebe uma ligação do RH e sente receio. Com uma estruturação estratégica do setor, é preciso ter o propósito de ajudar o empregado a crescer, tanto pessoalmente quanto profissionalmente, e não somente apontar seus erros.

Alinhamento da gestão de pessoas ao panorama da empresa

Um dos maiores desafios das empresas é identificar colaboradores que sejam capazes de compartilhar seus princípios em alinhamento à projeção de trabalho e cultura organizacional.

Profissionais talentosos que contam com metas claras e valores corretos entendem melhor como gerir seus trabalhos e têm uma noção mais eficiente de seu papel na companhia. Para isso, a integração é o ponto fundamental a ser seguido.

Com o RH bem estruturado e estratégico, é viável juntar propósitos e ideias à atuação, o que proporciona direcionamentos determinados sobre a forma certa de atuar.

Redução do turnover

Com uma seleção otimizada e um onboarding de qualidade, torna-se viável ampliar a retenção de talentos. Afinal, a alternância não é um método eficiente e atrasa o avanço da companhia. Ao reconhecer o papel do trabalhador, mantendo a comunicação aberta e propiciando conforto ao colaborador, esses pontos são aprimorados corretamente.

Isso tem tudo a ver com a atividade estratégica, uma vez que a redução do turnover também acarreta custos e esforços reduzidos. Para concluir, é uma excelente forma de estipular diferenciais competitivos no negócio, visto que uma equipe engajada tem um aumento de produtividade.

União de competências variadas

Uma loja de roupas não se faz somente de vendedores específicos, por exemplo, assim como uma companhia não sobrevive apenas com um tipo de profissional. A alternatividade de competências é algo imprescindível em uma empresa que deseja crescer e prosperar.

Com colaboradores de visões diferentes é possível olhar de modo amplo para as questões do cotidiano e pensar em ações de diversos ângulos. Nessa perspectiva, o setor de Recursos Humanos aprimorado busca pessoas de formações, competências e personalidades diferentes para que elas auxiliem o negócio a desenvolver várias frentes, sempre prezando por uma meta comum.

Além disso, essa área da empresa desempenha o papel de ajudar na integração de todas as habilidades rumo aos objetivos da organização. Assim, é possível alcançar o máximo de aproveitamento dos funcionários.

Integração de funções

O desempenho competente de um colaborador novo na empresa é o resultado de uma integração eficiente. Com a utilização de treinamentos bem aplicados, o novo membro vai se ambientar social e culturalmente. Contudo, é essencial que este novo funcionário tenha uma visão ampla.

Para inseri-lo nesse sentido, tarefas de integração são muito mais eficazes que discursos motivacionais. Imagine que seja colocado um novato em contato com outros setores, por exemplo. Ele perceberá e visualizará os objetivos e ambições do negócio de outra perspectiva, desenvolvendo, dessa forma, um entendimento apurado do todo.

Economia de recursos

Por todas as suas particularidades, um RH estratégico é definitivo para diminuir os custos de atuação da empresa. Com reduzida perda de talentos, por exemplo, existem menos gastos com novas contratações e treinamentos. Também há redução de problemas e erros, aumento na capacidade de trabalho e máxima integração dos setores de um negócio.

Não somente o dinheiro é usado de modo mais inteligente, como outros recursos, tais quais o capital humano e o tempo dos colaboradores. Assim, o melhor aproveitamento promove na empresa a possibilidade de entregar mais em menos tempo e com a melhor qualidade possível.

Desenvolvimento efetivo dos profissionais

Tão fundamental quanto contratar pessoas com as habilidades corretas é desenvolvê-las de forma constante. Por conta disso, um setor de Recursos Humanos aprimorado também se preocupa com o aperfeiçoamento da capacidade dos funcionários.

Por meio de treinamentos, desenvolvimento e até outras tarefas e parcerias, é possível garantir que os trabalhadores ampliem seus conhecimentos, atuando diretamente na motivação dos colaboradores. Isso auxilia na geração de maior qualidade de trabalho e melhor nível de produtividade.

Todavia, também é favorável para disponibilizar maior satisfação às pessoas. Por sentirem que a empresa se preocupa com seu desempenho, afinal, tornam-se mais atraídas ao negócio e há um nível mais eficiente de retenção.

Auxílio na tomada de decisão

O trabalho ligado ao caráter gerencial faz com que esse setor tenha um papel crucial na tomada de decisão. O RH aprimorado conta com uma visão completa e pormenorizada sobre o negócio e se torna capaz de saber melhor quais são as ameaças e as oportunidades.

Além do mais, existe o uso das ferramentas corretas para criar relatórios e inteligência de negócios. Sendo assim, o segmento disponibiliza os subsídios fundamentais para que a gestão tome decisões certeiras. Na realidade, isso diminui os riscos de erros e salienta as chances de o gerenciamento atuar de forma ainda mais fundamentada e funcional.

Verticalização reduzida

A verticalização tem sido desfeita notadamente em negócios que prezam pela inovação. E isso quer dizer que o cotidiano dessas empresas está se tornando menos burocrático, mais rápido e objetivo.

O RH aprimorado acompanha a tendência de horizontalização por fazer o relacionamento entre líderes e profissionais ser mais fluido, translúcido e eficiente. A menor verticalização torna o colaborador confiante e faz com que ele se sinta parte de toda a organização — e, por conseguinte, que tenha uma relação ainda mais eficaz com a empresa.

Aumento na vantagem competitiva

A disposição da empresa em relação ao mercado externo, também passa a ser desigual com a atuação desse segmento. A ampliação da produtividade e o aumento de qualidade são questões primordiais para conquistar os consumidores e se destacar da concorrência.

O trabalho ainda reforça a marca do empregador — ou employer branding. Dessa forma, é possível conquistar os melhores talentos do mercado, o que também simplifica a fase de seleção e recrutamento. Como um todo, é uma excelente maneira de diferenciar a empresa e ampliar a competitividade.

As principais ferramentas para uma gestão de RH efetiva

A fim de garantir um bom trabalho nesse setor, é importante que a empresa invista em inovações tecnológicas e processos estratégicos. As ferramentas de RH proporcionam mais agilidade nos trabalhos, ampliam a produtividade dos colaboradores e permitem uma tomada de decisão mais correta e eficiente.

Veja a seguir as principais ferramentas para uma gestão de RH efetiva e saiba como otimizar sua empresa e melhorar o fluxo de trabalho.

Plataforma de treinamento

Habilitar seus funcionários é essencial para garantir a motivação e engajamento no ambiente laboral, porque essa atitude comprova preocupação com o desenvolvimento pessoal e profissional do seu time. Além do mais, investir em treinamento e desenvolvimento amplia o nível de capacitação da equipe, que realiza a entrega com maior velocidade e qualidade.

Uma das ferramentas de RH que é vantajoso inserir na empresa é a plataforma de treinamento. Esse mecanismo se baseia em uma solução ou plataforma web em que você aplica treinamentos e capacitações únicas aos funcionários.

Os instrumentos de capacitação ficam à disposição a todo momento durante um certo tempo e seu time de trabalho conta com a autonomia para fazer os cursos e consultar o material de estudo sempre que quiser.

Perfil Comportamental

Entender o perfil comportamental dos seus funcionários é uma ferramenta ímpar no desenvolvimento da cultura organizacional da companhia. Esse método ajuda na integração e na gestão de equipes, compreendendo qual é o perfil certo para cada vaga e otimizando o processo seletivo.

Há várias metodologias para achar o perfil comportamental de uma pessoa. A partir desse conhecimento, torna-se viável inserir uma gestão estratégica de capital humano. Para que isso ocorra, é necessário mapear os perfis dos trabalhadores utilizando determinados testes.

Então, é preciso investir no diálogo entre líderes e equipes — para utilizar os perfis da melhor maneira no cotidiano — e praticar estratégias na integração dos funcionários, de forma a explorar suas qualidades essenciais.

Além de provocar impactos diretamente na cultura do negócio, captando colaboradores que tenham os mesmos valores da organização, esse método melhora os processos de recrutamento e permite que haja uma efetiva retenção de talentos.

Coaching

O coaching é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional que tem cada vez mais destaque no mundo corporativo. Ele é constituído por estudos científicos e atua na aceleração da evolução dos seus trabalhadores. Esse método propõe a utilização de técnicas eficientes para que os indivíduos sejam capazes de alcançar seus objetivos da melhor forma possível.

O uso desse método enquanto ferramenta de RH pode proporcionar várias vantagens à corporação. Sua equipe se torna mais capacitada, tanto pessoal quanto profissionalmente, o que permite que ela gere mais e melhores resultados, além de propiciar um maior engajamento e produtividade nas atividades da empresa.

Pesquisa de clima organizacional

O ambiente laboral da organização é uma questão bastante importante na motivação e engajamento dos funcionários. Portanto, a pesquisa de clima organizacional se torna uma ferramenta crucial para uma atuação efetiva da área de Recursos Humanos.

Por meio da utilização dessa metodologia, é possível diagnosticar aspectos do seu local organizacional que geram impactos na produtividade dos colaboradores, tanto de modo positivo quanto negativo. Você pode aplicar planos de ação e promover intervenções de forma a ofertar um ambiente de atividades cada vez melhor aos envolvidos.

Plataforma de gestão de talentos

No mercado há várias ferramentas capazes de otimizar a gestão dos talentos da empresa. Por meio dessa plataforma de RH, é possível identificar com simplicidade as principais competências dos seus colaboradores, assim como as necessidades de desenvolvimentos existentes em cada um deles.

Além do mais, com o uso de uma ferramenta de gestão de talentos, você pode cruzar informações dos seus funcionários com os cargos que ainda não foram ocupados. Essa ação permite fazer realocações mais coerentes e aproveitar ainda mais o talento dos colaboradores.

Dashboard

O dashboard se baseia em uma apresentação visual que relaciona todas as questões críticas da área de Recursos Humanos. Nele, é possível averiguar de um jeito fácil e interativo seus processos críticos, além de poder mensurar objetivos e resultados.

A ferramenta organiza os dados de forma sistemática e transforma essas informações em insumos à tomada de decisão. Além disso, com o uso de um dashboard, você pode ver e analisar problemas para que atue de maneira eficiente na correção dessas questões, otimizando sua gestão e processos como um todo.

Gamificação

A gamificação passou a ser usada há pouco tempo no setor de Recursos Humanos das empresas. A ideia dessa ferramenta é a introdução de técnicas de jogos nos processos dos seus funcionários. Ou seja, você cria um jogo customizado e conveniente ao perfil dos colaboradores e à realidade da sua empresa com a meta de mensurar competências ou motivá-los a conquistarem objetivos.

Você insere um elemento lúdico no processo seletivo, avaliação de desempenho ou verificação de resultados da organização. Ainda é possível fazer o uso de recompensas particularizadas para o atingimento de propósitos e deixar os seus processos mais tênues.

Avaliação de desempenho

São os funcionários que realmente produzem os resultados da empresa, fazendo com que você alcance — ou não — as suas metas estratégicas. Isso faz com que a avaliação de desempenho seja uma ação bastante importante na mensuração de resultados individuais e dos times de trabalho como um todo.

Essa ferramenta visa realizar uma averiguação quantitativa da produtividade e performance dos seus trabalhadores. Essas informações são essenciais ao identificar os seus melhores talentos, possibilidades de realocações e a precisão de investimento em capacitação e treinamentos dos colaboradores.

Também é possível usar a estratégia a fim de capacitar os funcionários ou para otimizar a adaptação de novos à companhia — o que é chamado de onboarding. Assim, você aumenta os seus resultados, criando frutos positivos ao negócio.

Tudo isso amplia o engajamento da equipe nos processos para otimizar o RH, por meio da melhoria de resultados e fazendo com que haja uma atuação mais estratégica. Logo, você cria um diferencial para o setor de Recursos Humanos em sua empresa.

People Analytics

O People Analytics é a utilização de grande volume de informações com o objetivo de saber e prever comportamentos na empresa. Para isso, é necessário usar softwares de análise de dados específicos e optar por fontes de coleta de informação conforme as metas e necessidades.

Ele permite que você antecipe o comportamento de candidatos em processos seletivos, constate variações que possam interferir na satisfação e produtividade dos seus trabalhadores e averígue o desempenho de forma muito mais eficiente.

Desse modo, é possível ampliar a probabilidade de tomar uma decisão acertada, além de facilitar a criação de planos de ação mais conectados com a realidade, com maiores possibilidades de alcançarem os resultados almejados.

Identificação de perfil comportamental

Para que os objetivos sejam conquistados, é indiscutível que você deve colocar as pessoas certas nas funções corretas. Uma boa maneira de realizar isso é identificando o perfil comportamental de cada um, que se baseia em classificar as pessoas de acordo com quatro modelos predeterminados:

  • comunicador — em geral, apresenta muita competência em conversar e convencer clientes;
  • analista — conta como característica principal ser metódico e atento às particularidades;
  • planejador — seu valor é ser sempre paciente, voltado a soluções e em evitar o improviso;
  • executor — trata-se do colaborador competitivo e bastante focado em bater metas.

Seja como for, todo recurso só cria resultado quando é aplicado com conhecimento de causa. Isso quer dizer que, quanto mais informação você adquirir, mais habilidade terá ao usar uma ferramenta no setor de RH, não importa qual seja.

Assinatura eletrônica de contratos

Outra ferramenta que otimiza bastante o setor de RH de uma empresa são as ferramentas de assinatura eletrônica de contratos. Desde contratos com fornecedores, cartas de oferta, férias até aberturas de contas e faturas, os acordos são totalmente facilitados com essa solução.

O DocuSign eSignature, por exemplo, permite que você conclua contratos, cartas ofertas, aprovações, férias, reembolsos e outros acordos em apenas alguns minutos, e não dias, eliminando a presença física do funcionários, que pode assinar tudo via celular de onde ele estiver utilizando um celular ou um computador. Aumentando a produtividade da área, eliminando uma série de burocracias que o papel exige e cortando muitos custos com transporte e armazenamento de documentos. Veja aqui como a Loggi automatizou toda a área de RH deles com uso da assinatura eletrônica.

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