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Por que o táxi drone para passageiros está mais próximo da realidade do que você imagina

08 de junho de 2022 - 16:16
A expectativa é atender os passageiros em 2026. Entenda!

O táxi drone da Volocopter, fabricante de aeronaves, está mais perto de marcar território no futuro da aviação. Isso porque, a empresa alemã disse que a VoloVonnect, sua aeronave elétrica, completou seu primeiro voo. A expectativa é atender os passageiros em 2026.

Segundo comunicado à imprensa, a empresa diz que essa conquista torna a Volocopter a única desenvolvedora de eVTOL (aeronaves de decolagem e pouso vertical) em todo o mundo a ter uma frota de diferentes configurações de aeronaves passando por testes de voo.

COMO FOI O VOO DE TESTE?

A aeronave de 4 lugares fez seu primeiro voo de teste que durou cerca de 2 minutos e 4 segundos.

O diferencial? O VoloVonnect fez várias manobras. O que animou os desenvolvedores, já que o protótipo tem todas as características planejadas para o futuro do produto comercial. Outra série de testes serão feitos para garantir o sucesso do veículo.

A título de curiosidade, quando o assunto é eVTOL, a empresa tem além do táxi aéreo de 4 lugares, outro de 2 lugares chamado VoloCity e o VoloDrone, que é um drone de carga. Não à toa. Afinal, para se manter competitivo no mercado é preciso oferecer diversidade de produtos. Além disso, o drone de carga pode ser uma boa sacada em tempos de crescimento de e-commerce, agilidade na entrega e pressão por investidores e consumidores por um serviço mais sustentável ambientalmente.

MAS AFINAL, O QUE É EVTOL?

Trata-se de uma sigla que significa Electric Vertical Takeoff and Landing. Em português é decolagem e aterrissagem elétrica vertical. Em outras palavras, funciona como drones tripulados.

POR QUE IMPORTA?

Assim como os carros elétricos estão se tornando o futuro dos carros, os eVTOLs são o futuro da aviação — desde atuar como táxi para passageiros até como veículo de carga. Para você ter uma ideia, estima-se que até 2050 o mercado vai exigir mais de 160 mil aeronaves eVTOL, segundo a consultoria alemã Roland Berger. A Embraer, por exemplo, também vai fabricar drones para passageirosO que pode ser uma alternativa para as fabricantes de aerovane cumprir os pilares do ESG.

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