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Por que a América Latina é o vale das DNVBs

16 de outubro de 2021 - 11:07

O potencial do e-commerce na região é o combustível para as novas marcas digitais, que usam o poder de influência de celebridades e criadores de conteúdo

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Começo hoje mais uma aventura. Quero te convidar para este espaço em que vou compartilhar insights e situações que tenho observado como empreendedor e como uma pessoa apaixonada pela forma como a cultura move o mundo e os negócios. Vou começar falando sobre um tema que tem me motivado todos os dias e que acredito que todos devem ouvir falar cada vez mais daqui para frente.

Começo esse artigo com uma pergunta simples: você já parou para pensar no potencial que a junção entre e-commerce e influência têm para o futuro das marcas? Ao longo desse texto, você vai reparar como essa sinergia pode trazer muito sucesso para marcas que souberem ousar de forma inteligente.

Vamos lá, comprar online se tornou uma das maiores oportunidades nos últimos anos e isso não é novidade. De um tempo para cá, já era possível notar o espaço que os e-commerces vinham ganhando na vida das pessoas, tendo uma grande expansão nesses últimos tempos devido à pandemia. Não poderia falar desse assunto sem mencionar o destaque desse mercado no Brasil, que hoje está em 7º lugar como país com maior média de venda digital no último ano, com mais de 50% de crescimento, segundo a eMarketer. Tudo isso é possível graças à força que existe no digital.

Como sempre digo, a chave principal de qualquer negócio é o consumidor. É ele quem fortalece sua marca e é pensando nele que devemos sempre trabalhar para entregar a melhor experiência, seja antes, durante, ou após a compra. Um e-commerce bem estruturado pode se tornar referência nisso, pois ele concentra dados sagrados quando falamos sobre atenção do consumidor. Cada pessoa que acessar aquele site, pode deixar informações valiosíssimas. Cabe a cada marca entender o poder que tem nas mãos, revertendo isso na hora de levar a melhor experiência para o cliente.

Quando olhamos para essas potenciais oportunidades, não podemos deixar de citar o crescimento das Digitally Native Vertical Brand, as DNVBs, que nada mais são que marcas que nascem no digital, ou seja, marcas visionárias que entendem onde realmente está a atenção das pessoas, e é para lá que devemos ir.

As DNVBs se destacam graças a softwares de alta qualidade que filtram os algoritmos de forma excepcional. Eles são obcecados pela experiência do consumidor e utilizam cada dado gerado para estudar todos os detalhes do seu público, desde dados básicos, até hábitos e necessidades daquele usuário, além de, por serem verticalmente digitalizados, terem uma comunicação direta com o comprador, encurtando todo processo longo que existe no varejo tradicional.

E, pensando nisso, você já parou para refletir em como nossas opiniões são formadas atualmente na hora de fecharmos uma compra? Nós somos bombardeados de informações 24 horas, principalmente nas redes sociais. E como se destacar em meio a tanta informação que chega para as pessoas?

Isso é outro ponto onde as DNVBs têm grande relevância, pois essas marcas acreditam no poder da influência. Mais uma vez trago para vocês exemplos como México e Brasil, que têm extrema força quando falamos sobre a influência de celebridades e creators durante uma compra.

As DNVBs têm grande relevância, pois acreditam no poder da influência

Os dois países, inclusive, estão entre os 4 que mais possuem esse poder, à frente de potências como os Estados Unidos, que reúne cases gigantes com nomes de celebridades vinculados a marcas, como Rihanna, Kylie Jenner e até lendas dos esportes, como Conor Mcgregor e Tom Brady.

Levar a melhor experiência ao seu consumidor é muito mais do que só analisar os dados, é entender, compreender, e estar dentro dessa grande comunidade criada, é falar a língua deles e estar 100% focado no que ele precisa e espera da sua marca.

O mercado está cada vez mais promissor para os empreendedores que apostam seu e-commerce no Brasil e em outros países latino-americanos. Só é preciso tomar as decisões corretas, pois ainda notamos alguns obstáculos na hora de colocar em prática.

A empresa Bis2Bis, junto a E-Commerce Brasil, realizou uma pesquisa em que 61% das pessoas que participaram dizem que o principal desafio das empresas é o marketing; 46% falaram que acreditam que o maior problema é a logística digital; e outros 40% concordaram que a maior dificuldade é o gerenciamento das ferramentas.

Assim, percebemos que ainda existe certa dificuldade dessas empresas a se adaptarem a essas novas tecnologias e oportunidades, mas que cada vez mais as pessoas têm visto e compreendido o poder desse mercado. Acredito muito nesse potencial, pois pudemos ver o quanto estamos a frente em diversos pontos que citei aqui, como com os dados, a proximidade com o consumidor, o domínio tecnológico, etc.

Logo, é inevitável o crescimento que vamos ter nesse setor. Acredito que essa inserção do e-commerce no mercado latino-americano chegue ainda a um crescimento de 30% nos próximos anos.

Quanto mais empresas estiverem investindo nesse setor, melhor será não só para o mercado, mas será também um grande benefício para os consumidores. Dentre as diversas opções de marcas que entrarão nessa briga, a empresa que for mais ágil ao se adaptar e melhor oferecer uma experiência, estará mil vezes à frente. A ideia é cada vez mais ver os empreendedores lutando por isso e investindo no seu público.

Com isso, fica a reflexão com o que eu sempre digo: foque sempre no seu consumidor, ele precisa estar no centro de tudo. As empresas precisam cada vez mais entender para onde estão caminhando e se atualizar na mesma velocidade em que o mundo está se movendo, principalmente no nosso país e em todo o entorno latino-americano.

Precisamos olhar para essa oportunidade e valorizarmos o poder que esse ecossistema tem oferecido. E fiquem de olho, pois ainda falaremos muito desse crescimento por aqui. Quero cada vez mais trazer para vocês o mundo visionário que podemos explorar hoje e nos próximos anos.

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