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Planejamento 2022: um guia estratégico para a sua empresa 

21 de dezembro de 2021 - 08:52

Construir o planejamento 2022 já é uma realidade para o mundo dos negócios, uma vez que o novo ano está batendo à porta. 

Independentemente do campo de atuação, todas as empresas aproveitam o último trimestre para analisar as estratégias adotadas ao longo do ano e projetar os objetivos e metas almejados para o próximo período.

Fundamental para definir as futuras entregas, avaliar cenários e indicar o caminho para o crescimento institucional, o planejamento estratégico ganha mais contornos com a evolução da tecnologia e gera mudanças significativas para as corporações que acompanham atentamente os rumos do mercado.

O que é o planejamento estratégico?

Frequente nas reuniões empresariais, o planejamento estratégico é um instrumento de gestão que agrega recursos e ferramentas importantes rumo aos objetivos e metas da corporação.

Esses propósitos podem ser referentes ao lançamento de novos produtos e funcionalidades, ao reposicionamento de marca visando outros públicos e até mesmo ao alinhamento dos colaboradores com as visões estabelecidas pela cultura organizacional.

Dentre as esferas do planejamento – que também envolvem a parte tática e a operacional -, a fase estratégica é a mais robusta, já que analisa informações e dados obtidos a partir de métricas e indicadores de desempenho, avaliando os recursos disponíveis e estruturando a tomada de decisão.

Por abarcar toda a estrutura organizacional, o planejamento estratégico para 2022 deve ser um processo participativo e inclusivo, no qual todos os departamentos são ouvidos e conseguem trocar conhecimentos ricos, que podem ser transformados em metas.

Por onde começar o planejamento 2022

Dar o pontapé inicial para iniciar uma atividade nunca é simples, ainda mais quando ela é tão significativa quanto o planejamento para 2022.

Por isso, separamos algumas etapas que vão te auxiliar a enxergar o planejamento 2022 com mais clareza e despertar ideias interessantes para colocar em prática. Confira.

Avalie o cenário econômico e social

Conhecer o ambiente onde sua empresa está inserida é um dos princípios básicos para começar a construir um plano de ação inteligente e eficaz. Por isso, acompanhar as movimentações da economia e as mudanças tecnológicas é um requisito quase obrigatório.

As incertezas causadas pela pandemia ainda refletem no panorama econômico, mesmo com o avanço da vacinação, já que os efeitos causaram mudanças nas pessoas e na configuração das empresas.

O planejamento estratégico para 2022 funciona como um recurso estratégico para a adaptação e  superação de eventuais transformações que impactem nos rumos das empresas.

Aos poucos, a retomada econômica mostrou sinais de avanço em alguns setores neste ano, como os de serviço e comércio, segundo a Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas (Dimac), ligada ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Ainda assim, alguns fatores precisam ser observados e considerados na hora de construir o planejamento para 2022:

  • A desaceleração da economia global;
  • Alta da inflação;
  • As eleições;
  • Racionamento de energia;
  • Redução do crescimento do PIB.

Diante de uma perspectiva que apresenta diversos desafios, considerar ferramentas de controle de gastos no planejamento de 2022 pode ser uma ótima estratégia. As práticas de gestão de custos e alocação de recursos disponíveis podem ser otimizadas com ferramentas de gestão como o Runrun.it.A partir dos indicadores de desempenho e demais métricas, essas plataformas são capazes de gerar relatórios que apontam onde estão os maiores custos do projeto, para você equilibrar as contas com base em dados, facilitando a tomada de decisões por gestores.

Estude os parceiros e a concorrência

Para entender melhor a dinâmica do mercado e qual o espaço que a sua empresa ocupa nele, é válido dimensionar quais são as suas virtudes e fragilidades, bem como olhar atentamente as ações de consumidores, fornecedores e a própria concorrência.

Por isso, utilizar a ferramenta das 5 forças de Porter é um artifício importante para o planejamento de 2022. A análise, desenvolvida por Michael Porter, estimula a visualização mais completa do cenário na qual sua empresa está envolvida e abre portas para novas oportunidades.

Basicamente, a ferramenta se dedica a conhecer o ambiente dos negócios pelos seguintes pontos:

  • A rivalidade entre concorrentes;
  • O poder de negociação dos fornecedores;
  • O poder de negociação dos clientes;
  • A ameaça de novas empresas concorrentes;
  • A ameaça de produtos substitutos.

A partir desse reconhecimento, é possível ver com mais transparência as circunstâncias que influenciam a competitividade do seu negócio e como a sua organização pode usar esses atributos para elaborar um planejamento para 2022 eficaz.

Faça uma retrospectiva estratégica

Para prosseguir rumo ao sucesso ou adotar novas perspectivas de gestão, é necessário reavaliar as estratégias adotadas no planejamento vigente, pensando no que deu certo e no que pode ser aprimorado.

Para que essa etapa funcione, realize um diagnóstico junto aos líderes para ponderar sobre os desafios atuais enfrentados pela sua companhia e quais são as soluções mais cabíveis para recuperar os bons resultados.

Uma forma de entender o momento e elaborar o planejamento para 2022 é incorporando metodologias de gestão mais abrangentes e colaborativas, com a Balanced Scorecard, que dá uma visão mais esclarecedora do ponto de vista financeiro, dos processos internos, dos clientes e da aprendizagem.

Dessa maneira, os departamentos e áreas da empresa se juntam para pensar em estratégias que agregam benefícios em diferentes direções, tornando a operação mais clara e engajando os colaboradores em torno dos propósitos programados.

Como definir metas e objetivos no planejamento 2022

Objetivos e metas são cruciais para as empresas se manterem relevantes em seus respectivos mercados de atuação. Funcionando como direcionadores, eles indicam onde a companhia quer chegar em determinado período de tempo, de forma precisa e inteligente.

Criados a partir do planejamento estratégico, eles são elementos motivadores para os profissionais, principalmente na gestão à vista, onde todos os resultados e planos são acessíveis para as equipes de trabalho.

Antes de mostrar como definir objetivos e metas no planejamento 2022, vamos esclarecer o significado desses conceitos complementares.

Objetivos: estão relacionados com a ideia de onde se quer chegar e orientam todas as ações da empresa. Portanto, são de longa duração.

Metas: são alvos mais simples e fáceis de serem alcançados em um curto período de tempo, como forma de manter o foco no objetivo.

A partir do momento em que são elencados no planejamento, tanto os objetivos quanto as metas podem ser revisados e modificados ao longo do tempo, ganhando contornos mais apropriados conforme a evolução dos resultados.

Criando objetivos a partir do OKR

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) vem sendo incorporada por empresas de variados segmentos nos últimos anos. Basicamente, a prática pode ser explicada como um sistema simples para criar alinhamento em torno de objetivos e metas mensuráveis e dinâmicas.

>> Leitura recomendada: Saiba como vencer a lacuna entre execução e estratégia aplicando o OKR na prática

Intrínsecos ao clima organizacional da empresa, o OKR traz em sua essência o compartilhamento de objetivos interrelacionados, o que promove a integração entre os colaboradores, que passam a entender com mais clareza a sua participação no alcance dos objetivos.

A implementação da metodologia OKR representa uma verdadeira alteração na mentalidade da sua equipe como um todo, e pode muito bem orientar os objetivos previstos no planejamento para 2022.

A seguir confira algumas ações que promovem a implementação do OKR na sua empresa e tornam os objetivos mais visíveis a todos:

  • Treinamentos e workshops sobre a metodologia dirigido aos colaboradores;
  • Tutoriais guiados pelos líderes para ampliar a conexão entre os times e reduzir os lapsos de comunicação;
  • Construção coletiva de objetivos e indicadores mensuráveis;
  • Gestão transparente e instrutiva;
  • Revisões frequentes do planejamento, com a participação de todos os envolvidos;
  • Criação de indicadores de mensuração realistas e práticos.

Com a incorporação gradual dessa filosofia de negócios, a organização irá definir objetivos alcançáveis com maior precisão, sem perder o foco na inovação.

Coloque a Análise SWOT em prática

matriz, ou análise SWOT, tem como objetivo analisar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças de uma empresa, levando em consideração fatores internos e externos da organização.

Assim como as 5 forças de Porter, a ferramenta permite um olhar mais avançado sobre as virtudes e eventuais fragilidades da sua empresa, mostrando os gargalos existentes no fluxo de trabalho e apontando as tendências que podem ser aproveitadas da melhor forma.

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