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Personal Branding: como se transformar em uma marca de sucesso

13 de outubro de 2022 - 16:17
Entenda porque o trabalho de marca pessoal é mais do que marketing, mas sim estratégia fundamental para você ter na sua carreira.

Por Sabrina Bezerra

Você não só pode, como deve pensar em você como marca. A frase é de Ana Couto, fundadora e CEO da Agência Ana Couto, neste episódio do videocast Mulheres do Agora.

Para a especialista, o personal branding (entenda mais adiante) é fundamental para a sua carreira. Isso porque, é uma forma de você criar confiança com clientes e empresas.

Mas sabemos que para se tornar o McDonald’s da sua área de atuação, não é uma tarefa fácil. Exige muita análise e estratégia para mostrar às outras pessoas a imagem que você gostaria de ser lembrado. Antes de trazer algumas dicas para você criar uma marca pessoal forte, entenda:

AFINAL, O QUE É PERSONAL BRANDING?

“Vale lembrar, no entanto, que não se trata de merchandising, não é algo para vender mais produtos”, diz Ana Couto. “É criar relacionamentos de valor com seus públicos e colocar o propósito em prática, trazendo impactos positivos para o mundo”, completa.

Uma das primeiras vezes que o termo “personal branding” surgiu foi em um artigo da revista Fast Company, em 1997. Contudo, quem impulsionou a prática — principalmente na era das redes sociais, na Web 2.0 — foi a internet.

Construir uma marca de valor diferencia você dos concorrentes por gerar mais confiança e diferenciação de mercado com clientes e empresas. Ou seja, você vai se tornar autoridade na sua área de atuação e ter uma carreira promissora.

Já os desafios são manter a diferenciação, relevância, propriedade e consistência. “Precisa ter esse cuidado do qual não é vender algo, mas criar impacto”, afirma Ana Couto.

Primeiro, faça uma reflexão: o que você poderia trazer de valor para o mundo. “Se questione sobre como usar a sua potência da melhor forma e oferecer valor para as pessoas”, diz a especialista. “No entanto, tome muito cuidado, porque deve ser algo de verdade”, completa.

Além disso, entenda o que faz você ser único, como gostaria de ser reconhecido. Conheça as suas qualidades e descubra o que te faz bem e o que não faz. Depois, priorize as suas fortalezas para cada vez mais torná-las melhores. “É um processo de autoconhecimento”, afirma Ana.

Conhecer o seu público-alvo também é importante para construir sua marca pessoal. Por fim, crie uma estratégia de personal branding direcionada para as redes sociais.

Um case de sucesso de branding pessoal é a Rihanna. Ela, que ficou conhecida por suas músicas como “Umbrella” e “Diamonds” (e acumula um patrimônio de mais de US$ 1 bilhão), se tornou hoje referência na cultura pop, moda e beleza. Criou uma marca forte principalmente quando o assunto é diversidade e inclusão no mercado — e levou para as suas empresas Fenty Beauty e Savage x Fenty.

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