Papa Francisco fake: entenda o uso da Inteligência Artificial na imagem
Imagem criada com software Midjourney circulou o mundo; entenda como foi criada
O Papa é Fake. Ou quase isso. Uma imagem do pontífice usando um casaco estiloso circulou na internet durante o último final de semana, entrando rapidamente nos temas mais comentados em redes como Twitter, Facebook e até Linkedin. A imprensa repercutiu a foto, contando mais sobre o novo figurino do líder da igreja católica. Porém, era tudo mentira.
COMO FOI CRIADA A IMAGEM DO PAPA?
A imagem do Papa Francisco usando um casaco ao estilo da marca de alto custo Balenciaga foi criada com o Midjourney, uma ferramenta de desenvolvimento de imagens a partir de Inteligência Artificial.
O processo é relativamente simples, basta preencher um campo de texto (prompt) com a descrição do que você quer ver. Neste caso, algo como “Papa Francisco usando um casaco de inverno da Balenciaga”. Porém, a qualidade do resultado depende da capacidade de descrever detalhes para imagem, incluindo cenário, iluminação, tipo de lente usada pela câmera, etc.
O que induziu muita gente ao erro foi a qualidade do resultado gerado. Alguns pontos que costumam entregar que uma foto foi criada por uma Inteligência Artificial são: mãos desproporcionais, elementos do cenário mesclando com a pessoa, textos ilegíveis e problemas de proporção em geral. Nenhum desses elementos são fáceis de perceber no caso da imagem fake do Papa.
DADOS DO MIDJOURNEY
- O Midjourney foi lançado há menos de um ano, em julho de 2022
- Estima-se que o Midjourney tenha 4 milhões de visitantes mensais
- Mais de 275 mil imagens são geradas diariamente no Midjourney
QUEM CRIOU A IMAGEM FAKE DO PAPA?
A imagem do Papa Francisco de jaqueta foi criada com o Midjourney pelo designer Pablo Xavier, de Chicago, Estados Unidos. Ele não é profissional do ramo e tem brincado com a ferramenta de Inteligência Artificial desde o ano passado. Um de seus hobbies é justamente imaginar cenários com pessoas famosas usando estilos diferentes de roupas. No caso do Papa, ele imaginou uma jaqueta puffer, comum entre rappers dos EUA. Ele já fez o mesmo com o presidente americano Joe Biden e os ex-presidentes Barack Obama e Donald Trump.
COMO A FOTO FAKE DO PAPA REPERCUTIU?
Os primeiros a serem afetados por essa imagem foram os canais de mídia. Sites de notícia divulgaram reportagens falando mais sobre o estilista do Papa Francisco, entre outras coisas. Algumas galerias de imagens foram feitas com outros figurinos do pontífice. Quando foi revelado que a foto não era real, tudo foi tirado do ar.
Nas redes sociais, muita gente também acreditou que o Papa estava de estilo novo e poucos se deram conta dos detalhes que entregavam a real origem da foto. A imagem rapidamente virou meme e foi usada de diversas formas.
No Google, o interesse de busca pelo termo “Papa” cresceu em 100% durante o final de semana, dobrando a frequência normal de buscas. Junto com o crescimento da procura pelo pontífice, também houve um aumento repentino da busca por “casaco” e “papa casaco”, demonstrando que muita gente foi buscar o que estava acontecendo.
Muito tem se falado sobre o impacto da Inteligência Artificial na criação de conteúdo. Tanto em textos quanto em fotos e vídeo, as ferramentas de I.A. têm uma capacidade imensa de criação de forma acessível para qualquer pessoa. Isso gera um efeito grande de desconfiança no público, que pode não se sentir mais seguro com o que vê na internet. Muitas empresas estão avisando quando suas imagens ou textos são feitos com ajuda do Midjourney ou ChatGPT, na tentativa de dar mais transparência e evitar repercussão negativa do público.
De qualquer forma, é inevitável que o uso da Inteligência Artificial vá crescer exponencialmente dentro das empresas na geração de conteúdo. Vantagem a mais para quem já está explorando e aprendendo com elas desde já.