Networking e negócios: aprenda a tirar proveito dos eventos e conferências
Saiba como aproveitar a oportunidade para aumentar a rede de contatos, buscar mais investidores e abrir espaço para internacionalizar o negócio
Sabrina Bezerra, jornalista
A gente sabe que participar de eventos e conferências é parte fundamental de se desenvolver no mercado e ter uma carreira longeva. Mas é comum a gente focar demais na programação oficial e desperdiçar as verdadeiras oportunidades de networking, desenvolvimento pessoal e oportunidades de negócio.
Há algumas semanas, quando estive na Arábia Saudita fazendo a cobertura do Fórum Biban, principal evento de inovação e tecnologia com foco em startups da região, conversei com alguns empreendedores brasileiros que estavam competindo na Copa do Mundo do Empreendedorismo.
Alguns aproveitaram a oportunidade para aumentar a rede de contatos, outros para buscar mais investidores e abrir espaço para internacionalizar o negócio.
Conversei com alguns deles para entender como aproveitaram a oportunidade para além da competição.
SEPAREI AQUI 5 LIÇÕES VALIOSAS QUE APRENDI:
1 – PREPARE-SE
“A partir do momento que a conferência foi confirmada, use todos os recursos que você tem para se preparar. Descubra se alguém da sua rede já participou do evento e quais são as principais instituições da região”, diz André Aranha Coelho, fundador da Saffe, startup de reconhecimento facial para serviços financeiros.
2 – MARQUE REUNIÕES COM POTENCIAIS PARCEIROS
Depois, faça uma busca do perfil de pessoas dessas principais instituições da região. O LinkedIn é uma ótima ferramenta para isso.
“Envie uma mensagem dizendo que você estará por lá. Esse primeiro contato, muitas vezes, dá certo”, afirma Coelho, que seguiu o próprio conselho e, na Arábia Saudita, aproveitou para participar de reunião com porta-voz de um banco da região.
3 – CONHEÇA PESSOAS DURANTE A CONFERÊNCIA
“Principalmente em eventos dessa magnitude, é muito importante você se envolver com as pessoas seja empreendedores, investidores, heads e afins”, aconselha Gabriel Zanette, fundador da Liberfly, startup que funciona como mediadora entre consumidores lesados e companhias aéreas.
“Pergunte de onde a pessoa veio, o que que ela está querendo fazer ali, quais são os próximos objetivos. Isso é muito legal porque dentro dessas conversas, você descobre uma série de novos negócios e, consequentemente, aumenta a sua rede de contatos”, completa Gabriel.
Além disso, não esqueça de “trocar muito o seu cartão de visita com as pessoas”, diz Felipe Burman, fundador da startup GLR Tech, que oferece uma tecnologia para reduzir a poluição do ar e combater as mudanças climáticas.
4 – AUMENTE A CHANCE DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO NEGÓCIO
Em eventos internacionais, você tem contato com pessoas de várias partes do mundo ― o que, de certa forma, serve como um empurrão para você internacionalizar o negócio.
“Por aqui, nós estamos em uma fase de querer internacionalizar a empresa. Assim, ter acesso a outros mercados e às pessoas certas, é muito difícil. Então, o que que eu fiz? Entrei no grupo criado [pela organização do evento], analisei o código do país dos participantes do grupo, separei os países que mais interessam fazer negócio e entrei em contato. A conversa está fluindo”, diz Franco Machado, fundador da Mogai Tech, startup que desenvolve ferramentas e soluções para medir e melhorar processos industriais.
5 – ANOTE OS PRINCIPAIS PONTOS DA CONFERÊNCIA E FAÇA RELATÓRIOS
“Anote e faça relatório sobre a conferência. Mesmo que seja uma equipe pequena, faça. Seja para seu sócio, cofundador e investidores”, diz Burman.
“Muitas vezes, depois de cinco anos, pode ser algo que pode ajudar. (…) Por exemplo, às vezes você conhece gente que está em um cargo, passa um tempo, e essa pessoa é a principal da região para decidir qual startup vai receber o investimento”, completa Felipe.
6 – DICA EXTRA: MANTENHA O CONTATO APÓS O EVENTO
A manutenção dos seus novos contatos é muito importante. Assim, após o evento mantenha o comunicação. Envie, por exemplo, uma mensagem com assuntos extras sobre o evento que, de alguma forma, podem render uma boa troca entre vocês. Além disso, indicar contatos e fornecedores pode ser interessante também.