Meu funcionário é explosivo. O que devo fazer?
Primeiro, diga a si mesmo que isso não é sobre você, mas um comportamento da pessoa. Entenda mais!
Como você lidaria com um funcionário explosivo? Imagine que vocês estão conversando e, de repente, ele começa a ficar com raiva e na defensiva. Não concorda com absolutamente nada do que você está falando.
Suas emoções começam a transbordar também. E agora, o que fazer quando uma conversa está fora de controle?
O QUE FAZER QUANDO O FUNCIONÁRIO É EXPLOSIVO?
“Primeiro, diga a si mesmo que isso não é sobre você, mas um comportamento da pessoa. Isso não ajudará você a se sentir melhor, mas permitirá que você dê um passo para trás e reative seu cérebro racional, em vez do emocional. Com a prática, isso ficará mais fácil”, diz artigo de Bob Taibbi, Assistente Social Clínico.
SEPARE A TAREFA DO RELACIONAMENTO
Para Anthony Suchman, médico e professor de medicina na Universidade de Rochester, a conversa no ambiente de trabalho funciona em dois níveis: “um canal de tarefas e um canal de relacionamento”, diz. Os dois caminham juntos.
Assim, quando você tem um desentendimento emocional com o funcionário, geralmente é porque ele interpretou algo sobre o relacionamento. Em outras palavras, interpreta como um ataque pessoal.
O que fazer: quando a situação está emocionalmente elevada, você deve separar a tarefa do relacionamento. Parece complexo, mas Suchman diz que, para fazer isso, você precisa reafirmar seu compromisso com o relacionamento entre você e seu funcionário ou colega de trabalho por meio do PEARLS:
Partnership:
“Eu realmente quero trabalhar nisso com você.”
“Aposto que podemos descobrir isso juntos.”
Empathy:
“Posso sentir seu entusiasmo enquanto fala.”
“Posso ouvir sua preocupação.”
Acknowledgement:
“Você claramente colocou muito trabalho nisso.”
“Você investiu nisso, e isso mostra.”
Respect:
“Sempre apreciei sua criatividade.”
“Não há dúvida de que você sabe muito sobre isso.”
Legitimation:
“Isso seria difícil para qualquer um.”
“Quem não ficaria preocupado com algo assim?”
Support:
“Eu gostaria de ajudá-lo com isso.”
“Eu quero ver você ter sucesso.”
POR QUE IMPORTA?
É importante que você saiba lidar com funcionários explosivos para promover um ambiente de trabalho harmonioso, evitar conflitos desnecessários e garantir a produtividade da equipe. Além disso, ao compreender e lidar adequadamente com esses funcionários, a liderança demonstra respeito e valorização, o que contribui para o engajamento e a retenção de talentos.