Marketing pessoal: dicas de como vender seu trabalho
Melina López, gerente de marketing para produtos e inclusão do Google Cloud, traz dicas de autopromoção no trabalho. Confira!
No final do ano passad, eu fui convidada pelo Google Cloud para ir à Salvador. Lá, eu participei de um workshop chamado #IamRemarkable, que busca estimular a importância da autopromoção no trabalho em grupos sub-representados.
Foi incrível. Melina López, gerente de marketing para produtos e inclusão do Google Cloud, foi quem ministrou. A primeira provocação foi: por que você não faz a sua autopromoção? ? Provavelmente porque acha que se “vender” é sinônimo de se gabar ou que não é boa o suficiente, né?
Mas isso não é verdade. “Se tem dados, se tem resultados, é uma conquista sua”, disse Melina. Faz muito sentido, claro. “Caso contrário, corremos o risco de ficar para trás na carreira”, completa a executiva.
O assunto é tão sério que nós mulheres deixamos, muitas vezes, de se candidatar em vagas de emprego porque não nos sentimos prontas. Foi o que mostrou uma pesquisa do LinkedIn, ó: as mulheres só concorrem a uma vaga de trabalho quando preenchem 100% dos requisitos, já os homens, o percentual é de 60%.
Agora, para fechar a newsletter de hoje, aqui estão algumas dicas que aprendi no workshop e trouxe para vocês:
1 – Crie uma rede de contato para se manter conectada
2 – Analise a sua história e descubra o que você aprendeu na sua trajetória que ninguém mais aprendeu
3 – Compartilhe as suas conquistas. Não tenha medo de contar para as pessoas o que você fez, quais resultados você trouxe para a empresa
Eu fiz uma matéria sobre autopromoção. Caso você queira se aprofundar mais, é só clicar aqui.
É case que você quer? Neste vídeo, Ana Couto, referência em branding no Brasil, analisa a autopromoção da cantora e empresária Anitta. O corte do vídeo tem cerca de três minutos e vale muito a pena assistir. Clique aqui! Recomendo.
*Esse conteúdo foi publicado primeiro na newsletter Mulheres do Agora, que traz toda sesgunda-feira, às 17h assuntos sobre empreendedorismo, gestão e liderança. Assine gratuitamente aqui para receber as novidades primeiro. Assim, estará sempre um passo à frente.
LEITURA RECOMENDADA
Caso você queira desenvolver habilidades, competências e perspectivas necessárias para uma liderança feminina transformadora, eu tenho uma indicação: o WLP, programa da StartSe University em parceria com a Nova School of Business & Economics.
Recentemente, eu finalizei o WLP e super recomendo. O objetivo é alavancar o desenvolvimento profissional das mulheres – com protagonismo e destaque – a partir dos desafios que elas enfrentam.
Algumas das professoras são Randi Zuckerberg, Founder & CEO, Zuckerberg Media; Alexandra Loras Investidora e jurada do SharkTank Brasil; e Nicole Stott Astronauta da NASA veterana em 2 missões espaciais. Clique aqui caso queira fazer parte da próxima turma.