Busca

Visão de Mercado
Tecnologia

Kindle já tem mais de 200 livros escritos pelo ChatGPT

26 de fevereiro de 2023 - 10:47

Levantamento revela que Inteligência Artificial Generativa já está causando impacto no mercado editorial. Entenda como isso pode crescer

, Head de Conteúdo

Desde a chegada do ChatGPT, não há dúvidas de que a ferramenta de Inteligência Artificial vai transformar o mercado e muitas profissões como conhecemos. A possibilidade de fazer um pedido em uma caixa de texto e receber uma resposta completa e detalhada abre um mundo de possibilidades. E quem já está sentindo isso é a indústria de livros.

Segundo um levantamento feito pela Reuters, a loja de e-books do Amazon Kindle já conta com mais de 200 livros que têm o ChatGPT como coautor. As publicações estão em vários gêneros, desde tecnologia e marketing, passando até por ficção, poesia e livros infantis.

Ao levar em conta que a ferramenta só foi disponibilizada para o público em novembro de 2022, bastaram poucos meses para essa invasão de conteúdos de IA acontecer. E agora isso virou uma ameaça real para o mercado editorial.

O mercado global de e-books atingiu US$ 19,95 bilhões em 2022 e tem estimativas de chegar a US$ 32,19 bilhões em 2032, segundo levantamento da Future Market Insights.

Hoje, a loja da Amazon representa mais de 80% das vendas de livros nos Estados Unidos. Desde 2007, a empresa conta com um programa onde autores podem publicar suas próprias obras e ter lucro direto com ela. O Amazon Direct Publishing hoje oferece mais de 1,4 milhão de livros dentro desse sistema.

A Amazon não exige que os autores declarem se o texto foi escrito com a ajuda de alguma Inteligência Artificial, então os 200 casos levantados são apenas aqueles em que os escritores decidiram relatar.

No mercado editorial, a discussão já começa a preocupar escritores e redatores que trabalham sob demanda – escrevendo livros encomendados por empresas ou personalidades. O trabalho, conhecido como ghostwriting, é fonte de renda para muitas editoras de médio e pequeno porte, que oferecem o serviço. Com a chegada do ChatGPT, isso se tornou mais prático, rápido e gratuito, sem a necessidade de envolver editoras.

QUAIS LIVROS FORAM CRIADOS POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

Entre os livros criados com ChatGPT oferecidos no Amazon Kindle estão, “Como criar conteúdo usando ChatGPT”, “The Power of Homework” e, talvez o mais famoso, “The Wise Little Squirrel: A Tale of Saving and Investing”, um livro infantil publicado por Brett Schickler com a ajuda da ferramenta da OpenAI.

Toda a obra foi feita com prompts de Brett (veja aqui um passo-a-passo de como usar o ChatGPT), e conta a história de um esquilo que precisa aprender sobre finanças pessoais e investimentos. As 30 páginas foram feitas em questão de horas e contam até com ilustrações – também com a ajuda de softwares de criação de imagens por IA.

POR QUE IMPORTA?

O aumento de publicações de livros com ajuda de Inteligência Artificial tem levantado discussões sobre direitos autorais, crédito de criação e a responsabilidade das plataformas que publicam conteúdos desenvolvidos com IA. Enquanto os precedentes legais e a legislação não estabelecem parâmetros, o mercado fica aberto para quem quiser explorar as oportunidades. E você não precisa ser escritor ou ter uma editora de livros para sofrer o impacto da chegada dessa tecnologia ao mercado criativo.

Comentários

Mais vistos