Busca

Visão de Mercado
Inovação

Inovação aberta: o que é, como funciona e exemplos para implementar na sua empresa

02 de maio de 2023 - 10:32

Com foco no trabalho colaborativo, o chamado open innovation busca unir diversos setores em prol da melhoria de produtos e serviços

Daniel Navas, jornalista

Já ouviu falar no termo inovação aberta? Também muito conhecido como open innovation, esse conceito foi introduzido pelo professor Henry Chesbrough em 2003 em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology (Inovação Aberta: Como criar e lucrar com a tecnologia, em tradução livre). No entanto, as ideias por trás da inovação aberta já haviam sido objeto de estudo anteriormente.

O QUE É INOVAÇÃO ABERTA?

Portanto, para entender melhor, inovação aberta nada mais é do que um processo de troca de conhecimento, ideias e colaboração entre empresas e outras companhias, startups, universidades, entre outras.

Por quê? Tudo isto para gerar novas soluções e modelos de negócios em conjunto, levando inovação para o ecossistema de maneira mais rápida e eficiente. De maneira prática, imagine que uma empresa vai a uma universidade ou outra instituição de ensino e dá uma tarefa para um curso desenvolver um produto.

“Isso é benéfico para a própria empresa por muitas razões: eles obtêm novas ideias e perspectivas, bem como a oportunidade de contratar estagiários ou funcionários, adicionando um novo fluxo de consciência ao trabalho”, esclarece Anna Bokhmat, CEO da Flowwow.

Comentários

Mais vistos