Busca

Visão de Mercado
Insigths

Finansystech se une a Mercado Bitcoin para ajudar acelerar startups

08 de junho de 2022 - 16:20

Fenasbac lança o primeiro programa de aceleração exclusivo para fintechs – Finansystech, Mercado Bitcoin e Senqia serão as mantenedoras. Saiba mais.

Por Juliana Irala, da CapTable Brasil.

Mercado Bitcoin, Finansystech e Sinqia serão mantenedoras do novo programa de aceleração da Fenasbac (Federação Nacional de Associação de Servidores do Banco Central), que coordena o ecossistema LIFT (laboratório virtual que promove protótipos de inovação financeira e tecnológica) ao lado do Banco Central.

O Next Fintech, como o nome já sugere, será voltado exclusivamente para startups do setor financeiro. “Com o LIFT estávamos olhando sempre para o protótipo e, agora, para complementar o ciclo de inovação, lançamos a primeira aceleração do Brasil exclusiva para fintechs de alto potencial de crescimento, que já tenham produto validado ou em fase de tração”, disse Rodrigoh Henriques, líder de inovação da Fenasbac.

O programa oferecerá para os negócios uma rede de investidores, que podem ou não ser os próprios mantenedores, desde o início para que possam acompanhar o processo. “Os desafios de inovação foram elaborados junto com eles, ou seja, com quem quer desenvolver e investir”, disse Henriques.

APROXIMAÇÃO COM STARTUPS

E apetite para investir não deve faltar. Recentemente, tanto Mercado Bitcoin quanto Senqia fizeram diversas aquisições e aportes em startups para complementar seu ecossistema.

Em março, a 2TM, controladora do Mercado Bitcoin, por exemplo, adquiriu a Wuzu, fintech focada em blockchain. A aquisição teve como principal intenção utilizar a plataforma de emissão de tokens desenvolvida pela Wuzu como estratégia de crescimento da 2TM. A compra aconteceu um pouco mais de um ano depois da Wuzu ter captado R$ 1,2 milhão em rodada realizada pela CapTable, maior plataforma de investimento em startups do Brasil.

Antes como “investida”, agora como possível investidora, a Finansystech levantou R$ 2,49 milhões também através da CapTable, para atender a participação obrigatória crescente das instituições financeiras ao Open Finance.

POR QUE IMPORTA?

A ideia da Next Fintech é acelerar entre 6 a 10 projetos durante 16 semanas, com um matchmaking de, no mínimo, duas startups por mantenedor. As inscrições vão até 1 de julho. Serão selecionados negócios em verticais ou desafios de inovação, como democratização do Open Finance, soluções nativas em blockchain, soluções de deFi e projetos de educação financeira para ativos digitais.

O programa é equity free e terá diversos benefícios para as startups, como interação com o regulador, diagnóstico e apoio em áreas de desenvolvimento do negócio, acesso a profissionais do mercado e especialistas, desenvolvimento de parcerias estratégicas com grandes corporações, e integração ao ecossistema da LIFT.

Startups que já tiveram um crescimento acelerado, como Finansystech e Mercado Bitcoin, possuem uma visão estratégica sobre quais são os passos a seguir para atingir os melhores resultados e, assim, poderão ajudar, como mantenedoras ou investidoras, outros negócios.

Os investidores que enxergaram o potencial da Finansytech e se tornaram sócios da startup, através da CapTable já podem observar o crescimento do negócio, com passos importantes como essa parceria.

Quer saber antes sobre startups inovadoras como a Finansystech e ter a chance de ser sócio desses negócios com crescimento acelerado? Conheça a CapTable, plataforma de investimento em startups da StartSe e confira as startups disponíveis para investimento.

 

Comentários

Mais vistos