Busca

Visão de Mercado
Gestão de Negócios

É o fim do Twitter? Entenda os planos de Elon Musk com a X e a disputa com a Microsoft

23 de abril de 2023 - 11:26

Por , jornalista da StartSe

Após criticar o ChatGPT, Elon Musk está criando sua própria inteligência artificial — e isso pode mudar o futuro do Twitter

Desde que adquiriu o Twitter, Elon Musk já demitiu metade da companhia, mudou temporariamente o logo para o cachorro/meme/criptomoeda Doge e muito mais. Algumas mudanças aconteceram e geraram um boom de atenção. Já outras, as mais importantes, estão acontecendo de forma muito mais sutil.

Na última semana, o Twitter deixou de existir oficialmente como uma empresa independente e foi incorporado à X Corp, companhia criada por Elon Musk. Ele já havia afirmado, no passado, que gostaria de criar a rede social X, nome que já havia utilizado em outro negócio.

Agora a expectativa é que ele crie um super aplicativo que pode conter a tecnologia do momento: a inteligência artificial. Mesmo após assinar uma carta de especialistas que pede uma pausa no avanço da I.A, o Wall Street Journal reportou que ele criou a empresa X.AI, uma nova empresa voltada à tecnologia.

ELON MUSK X OPENAI X MICROSOFT

Vamos retornar um pouquinho ao passado: Elon Musk foi um dos fundadores da OpenAI láááá em 2015, mas acabou deixando o projeto em 2018 por supostas discordâncias com Sam Altman, CEO da startup.

Musk acabou se tornando um dos maiores críticos do ChatGPT, mas agora ele quer criar a própria inteligência artificial generativa. Em uma entrevista à Fox News, ele disse que quer criar o “Truth GPT”, o “Verdade GPT”, uma I.A que quer entender “a natureza do universo”.

E, bom, não acaba por aqui. A questão da I.A já está impactando no Twitter de outra forma – e é nos negócios. A Microsoft, uma das principais investidoras da OpenAI, anunciou que deixará de fornecer suporte ao Twitter em sua plataforma de anúncios. Isso porque o Twitter planeja cobrar de US$ 42 mil a US$ 210 mil por mês para as empresas que quiserem usar sua API.

O próprio Musk respondeu à notícia com este tweet: “Eles treinaram ilegalmente usando os dados do Twitter. É hora do processo”.

Ele não deixou explícito na mensagem, mas ele está falando sobre treinar a inteligência artificial – e, no caso, provavelmente a da OpenAI. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…

 

Comentários

Mais vistos