Busca

Visão de Mercado
GESTÃO DE PESSOAS

Currículo em vídeo do TikTok: entenda a estratégia do Hilton na Austrália

28 de novembro de 2023 - 12:33

Recrutadores da rede de hotel têm como alvo os trabalhadores da Geração Z. Entenda!

Sabrina Bezerra, jornalista

Se cuida, LinkedIn! A rede de hotéis Hilton está inovando no processo de contratação e pedindo vídeos no TikTok em vez de currículos tradicionais.
Como você deve imaginar, o objetivo é atrair trabalhadores da Geração Z.

COMO FUNCIONA?

Primeiro, o candidato deve criar um vídeo entre 30 e 60 segundos dizendo qual cargo gostaria de ocupar e o porquê. Depois, deve publicar no perfil do TikTok, marcar @hiremehiltonau e usar a hashtag #hiremehilton.

CHATGPT X CURRÍCULO NO TIKTOK

O que o ChatGPT tem a ver com isso? A novidade surge em tempos de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, que coloca em xeque a autenticidade dos currículos tradicionais.

Para você ter uma ideia, 46% dos candidatos a emprego usaram o ChatGPT para escrever seus currículos e cartas de apresentação, segundo pesquisa do Resume Builder.

“Há tanta coisa por aí que as pessoas podem simplesmente pegar ou copiar”, disse ao Mary Hogg, diretora regional de recursos humanos do Hilton Austrália, ao Australian Financial Review.

“Considerando que, com o TikTok… ele permite que as pessoas sejam um pouco mais autênticas, porque elas precisam se posicionar e fazer contato visual com a câmera”, completa.

Esta, no entanto, não é a primeira empresa que aposta na plataforma para contratar. Alo Yoga, Chipotle, Contra, Movers+Shakers, Shopify, Target e WWE são outras que entraram na onda. O próprio TikTok em 2021 criou um projeto piloto para validar sua presença no mercado de recrutamento.

POR QUE IMPORTA?

É importante que o RH esteja atento às mudanças no mercado de trabalho e nas preferências dos candidatos ao emprego. Será que o uso de vídeos no TikTok é uma tendência para atrair e selecionar os melhores talentos da Geração Z? Ainda é cedo para afirmar, mas seguimos acompanhando esse sinal.

Comentários

Mais vistos