Criador do ChatGPT diz que inteligência artificial “fará muitas pessoas ricas”
Sam Altman, CEO da OpenAI, ainda afirmou que a inteligência artificial será “a maior força para o empoderamento econômico” do mundo
Provavelmente não há pessoa mais otimista e empolgada com o desenvolvimento da inteligência artificial em diversos setores da sociedade do que o CEO da OpenAI, Sam Altman.
Criador do ChatGPT – uma das principais IA’s do mundo – o empreendedor afirmou em um tuíte que a inteligência artificial será “a maior força para o empoderamento econômico e que deixará muitas pessoas ricas”.
Em resposta ao comentário de um usuário que questionou como as IA’s podem alavancar o crescimento econômico, Sam afirmou que “uma única pessoa com uma inteligência artificial como o ChatGPT pode fazer o mesmo trabalho que uma equipe de cinco”.
Respondendo outro questionamento, dessa vez sobre o futuro das IA’s, o criador admitiu que ainda não é possível entender como será exatamente a aplicação da inteligência artificial, mas que as tecnologias vão “evoluir junto com a sociedade.”
O otimismo de Sam Altman não é exagerado. Nos últimos meses, o ChatGPT vem ganhando relevância ao elaborar de forma precisa e bem escrita desde uma redação para faculdade até uma linha de programação.
Aplicação do ChatGPT
A inteligência artificial criada por Sam Altman já começa a ganhar aplicação real em diversas áreas, como a medicina.
O desempenho do ChatGPT chamou a atenção do médico Victor Tseng, dono da clínica Ansible Health, nos EUA. Tseng é coautor de um estudo que demonstra a capacidade do ChatGPT de passar em exames de admissão em medicina.
Em entrevista à CNN, o médico contou que seus colegas começaram a testar o ChatGPT em 2022 e ficaram intrigados quando o programa diagnosticou com precisão pacientes fictícios em cenários hipotéticos.
“Ficamos tão impressionados com a eloquência e o tipo de fluidez de sua resposta que decidimos usá-lo em nosso processo formal de avaliação e testá-lo com a referência do conhecimento médico”, disse.
A prova de admissão em medicina, considerada uma das mais difíceis dos EUA, foi aplicado em três partes e testa conhecimentos derivados como ciência, biologia, gestão de casos, raciocínio clínico e pensamento crítico.
O resultado do ChatGPT impressionou: a IA acertou quase todas as respostas do exame, “mostrando um alto nível de concordância e percepção em suas explicações”, escreveu o estudo de Tseng.
Descrições sob medida
Outra área que está utilizando o ChatGPT para otimizar o trabalho é a corretagem de imóveis.
Em entrevista à CNN, o corretor de imóveis JJ Johannes admitiu que utiliza a tecnologia para criar descrições das casas que vende em menos de cinco segundos – apenas digitando palavras-chave na ferramenta.
O corretor afirma que antes, levava mais de uma hora para escrever uma boa descrição.
Outros corretores afirmaram à CNN que a inteligência artificial mudou a maneira como trabalham, facilitando atividades que vão desde redação de documentos até posts nas redes sociais.
Afinal, como funciona o ChatGPT?
O ChatGPT, ou Chat generative Pre-Treated Transformer, é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada por inteligência artificial.
Criada pelo programador Sam Altman, CEO da OpenAI, a tecnologia é alimentada por programadores com uma quantidade massiva de dados da internet, que são armazenadas dentro de um servidor.
A tecnologia interage com o usuário de forma realista e precisa, realizando diversas atividades. o ChatGPT pode escrever redações, compor músicas, criar linhas de programação e até responder questionamentos científicos complexos.
Atualmente a IA está em fase de testes e disponível de forma gratuita. Para testar a ferramenta, basta criar uma conta com login e senha neste site.