Busca

Visão de Mercado
Opinião

Conheça o Pix internacional e entenda como pode impactar o seu negócio

13 de setembro de 2022 - 10:46
Nexus, mecanismo que permitirá transferências e pagamentos instantâneos em mais de 60 países em até um minuto, é a nova aposta do BIS e promete revolucionar o mercado financeiro

Por Sabrina Bezerra

O Federal Reserve, Banco Central dos Estados Unidos, começou a realizar testes do FedNow, sistema de transferência e pagamentos instantâneos. O objetivo é lançar em 2023.

Mas não é a única região a lançar o sistema similar ao Pix. Europa e outros países têm ou planejam ter esse tipo de serviço.

Pix internacional

Agora, o BIS (Banco de Compensações Internacionais), conhecido como Banco Central dos Bancos Centrais, quer integrar todos os locais que têm o sistema similar ao Pix.

Para isso, está testando o Nexus, mecanismo que permitirá transferências e pagamentos instantâneos em mais de 60 países em até um minuto.

O que muda? Ao invés do mecanismo ser limitado para uma determinada região (por exemplo, o Pix é só entre locais do Brasil, certo?), com o Nexus será possível fazer pagamentos e transferências entre nações e moedas diferentes.

Pix internacional: funciona em quais regiões?

Por enquanto, os testes do Nexus estão sendo feitos entre sistemas de pagamento da Malásia, Singapura e Zona do Euro, por meio do Banco da Itália.

O Banco Central Brasileiro participa como observador. No entanto, por ora, todo o processo é simulado, ou seja, não faz transferências e pagamentos entre usuários reais.

Pix internacional: o que está por trás da escolha dos parceiros?

Já a escolha dos parceiros não é em vão. O BIS os escolheu por terem experiência na construção e conexão de sistemas de pagamento.

Para você ter uma ideia, em 2021, “a Autoridade Monetária de Singapura vinculou o sistema de Singapura ao da Tailândia, fornecendo pagamentos transfronteiriços quase instantâneos entre esses países”, diz o BIS.

Enquanto isso, o Tips, sistema de pagamento instantâneo da Europa, “já se conecta aos sistemas de pagamento doméstico de países europeus. É operado pelo Banco da Itália”, completa.

Pix internacional: qual é o impacto para o negócio?

O sistema de transferência e pagamento pode ser uma oportunidade para você internacionalizar a sua empresa.

Afinal, se o mecanismo já é um sucesso no Brasil (em agosto o Pix bateu recorde no número de transações feitas: cerca de 90 milhões de movimentações em único dia), a chance de dar certo internacionalmente é grande.

Por que importa?

Ficar de olho nos movimentos de mercado é importante para você estar sempre um passo à frente e fidelizar a clientela. Além disso, perceba a estratégia do BIS ao lançar um novo sistema: avaliou as regiões que oferecem a tecnologia e fechou parceria com alguns cases de sucesso para testar a inovação — o que aumenta a chance de sucesso do sistema.

E se assim como o Pix você quer expandir mais o horizonte de alcance do seu conhecimento e se tornar um profissional em posse das técnicas mais atuais e validadas de exponencialidade, a gente te convida para conhecer o programa executivo eleito o mais inovador do mundo.

Esse programa é o Xponential Business Administration (xBA) e nele você vai aprender as 10 competências-chave de gestão e inovação usadas pelas empresas mais poderosas e competitivas do mundo, com +30 referências mundiais direto do Vale do Silício e da Europa.

Você pode conhecer mais sobre o programa neste link aqui e ver como Steve Blank, conhecido como “o papa do Vale do Silício”, vai te ajudar a levar sua carreira para o próximo nível no xBA.

Comentários

Mais vistos