Conheça as cinco tendências de e-commerce com base em aumento de 150% em projetos de software
BairesDev®, unicórnio de soluções de software nearshore, apresenta um novo estudo destacando as futuras tendências na indústria de e-commerce. A análise se baseia no aumento de 150% nos projetos de desenvolvimento de software da companhia nos últimos 20 meses – um período marcado por desafios e inovações no segmento.
Enquanto o comércio eletrônico cresceu globalmente durante a pandemia, o Sudeste Asiático e a América Latina apresentaram o maior crescimento em 2022, mais de 20% em cada região.
O relatório destaca cinco grandes tendências:
- Não é o fim das lojas físicas. No entanto, as empresas devem mudar a maneira como operam. Cerca de 54% dos consumidores preferem compras híbridas, em que podem ver um produto on-line mas efetuar a compra na loja física. Com isso em mente, os comerciantes devem construir uma presença omnichannel para se manterem competitivos. As companhias precisam aproveitar as novas tecnologias para alcançar seus consumidores de maneira criativa.
- Personalização ou nada. A inteligência artificial impulsiona a personalização, colocando o consumidor no centro da experiência do e-commerce, priorizando suas necessidades exclusivas. O uso de realidade aumentada (RA) em uma loja on-line pode aumentar as vendas em até 71%. As tecnologias imersivas e interativas que tornam a experiência do usuário mais envolvente (e fácil) continuarão a crescer.
- Consumidores com consciência digital exigem compras éticas. As gerações Z e millenium exigem produtos e serviços que priorizem sua privacidade, segurança, sustentabilidade e práticas éticas. As tecnologias baseadas em inteligência artificial permitem que as empresas melhorem seus esforços de diversidade e sustentabilidade.
- Os dados são tudo. As decisões baseadas em informações são essenciais para impulsionar o sucesso dos negócios, especialmente para os comerciantes. As organizações orientadas por dados têm 23 vezes mais possibilidade de adquirir clientes, 19 vezes de serem mais lucrativas e 6 vezes mais chances de reter clientes. Por isso, os comerciantes devem continuar investindo em tecnologias baseadas em nuvem, pois estas permitem acessar grandes quantidades de dados e usar informações para tomar decisões em tempo real.
- O uso de dispositivos móveis é crucial para o comércio eletrônico. As vendas realizadas por dispositivos móveis representam 43,4% das vendas totais do e-commerce. Para se manterem competitivas, as empresas devem priorizar a melhoria da experiência do usuário por meio de dispositivos móveis. As que não otimizam sua experiência de compra on-line correm o risco de perder receita e engajamento significativamente.
O consumo dos webshoppers no Brasil
O segmento de e-commerce cresceu no Brasil 1,6% em 2022 e registrou recorde histórico de faturamento, com R$ 262,7 bilhões arrecadados, conforme um estudo da NielsenIQ Ebit. Esse crescimento foi impulsionado pelas vendas de alimentos e bebidas pela internet, que alcançaram a maior alta em relação a 2021 – 82,8%. Esta categoria saiu da 6ª posição no ranking dos mais comercializados virtualmente e passou para a 3ª. A liderança da seção foi perfumaria e cosméticos, que ultrapassou casa e decoração, a líder do ano anterior. Em geral, as vendas foram mais aquecidas em janeiro e fevereiro (alta de 20,1% e 18,1% em relação a 2021, respectivamente) e permaneceram estáveis em novembro, o mês que era de maior expectativa por causa da Black Friday (recuo de 0,4% ante o ano anterior).
Embora todas as regiões do Brasil tenham apresentado redução de ticket médio, a região Norte se destacou pela sua performance de vendas em relação a 2021 (variação de valor em 2022 de 18%) e pelo maior ticket médio do Brasil (R$ 586). Em relação aos meios de pagamento mais utilizados, o cartão de crédito foi o destaque, com 80%. Já os pedidos que tiveram frete grátis corresponderam a 49% no Brasil.
“Na indústria de hoje, as empresas precisam aproveitar o comércio eletrônico e a logística global para se manterem competitivas”, afirma Bob Leibholz, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios da BairesDev. “Nossa experiência em projetos de e-commerce mostra que as companhias devem priorizar a construção de uma forte presença digital e oferecer uma experiência diferenciada aos consumidores alinhada às demandas de uma nova geração. Eles precisam de um parceiro experiente e de qualidade para fortalecer sua presença digital e implementar mudanças rápidas para ficar à frente da concorrência.”