Como parar de odiar a segunda-feira? Veja 10 dicas que vão te ajudar
Ter sucesso na segunda-feira pode transformar o restante dos dias, mantendo a motivação e o rendimento em alta. Confira!
“Como o final de semana passou rápido!”, “mas já é segunda?”, “odeio segunda-feira”. Eu tenho certeza que você já falou alguma dessas frases (infelizmente).
- De acordo com pesquisadores do Centro de Sistemas Complexos da Universidade de Vermont, que analisam as mensagens do Twitter em busca de sentimento de felicidade, o humor tende a melhorar durante o resto da semana, com pico no sábado.
O ponto é: se essa reclamação se tornou frequente na sua vida, você precisa se preocupar — afinal, não vivemos só de final de semana ou feriados; o seu trabalho e outros compromissos semanais devem, sim, ser prazerosos.
É essencial que você seja responsável por esta situação – o que não é algo ruim. Por quê? Reconhecer o nosso papel em tudo isso nos dá a liberdade de desapegarmos de um sentimento de punição atribuído às nossas agendas e, assim, recuperarmos o autocontrole para reorganizar os horários conforme nossas prioridades.
Essa geração identificou a angústia às segundas e criou um movimento chamado de segunda-feira mínima.
- Na prática, significa que os profissionais devem trabalhar o mínimo possível às segundas-feiras.
- A ideia é cortar algumas tarefas da segunda-feira e definir duas ou três delas para fazer.
MAS AFINAL, POR QUE ODIAMOS AS SEGUNDAS?
De acordo com o Dr. Dias, PhD em Psicologia Clínica, em um artigo publicado no site da revista Ciência Hoje, nós odiamos as segundas-feiras porque elas representam o início de uma nova semana cheia de responsabilidades e obrigações que, normalmente, não temos vontade de cumprir.
“A segunda-feira representa um lembrete da rotina que muitas vezes é desgastante. É natural sentir ansiedade e tristeza ao pensar na quantidade de trabalho que temos pela frente, especialmente quando nos sentimos incapazes de lidar com todos os compromissos”, disse.
ALÉM DISSO, EXISTEM FATORES BIOLÓGICOS QUE EXPLICAM ISSO. VEJA:
RELÓGIO BIOLÓGICO: durante o final de semana, tentamos compensar as horas mal dormidas da semana. Com isso, seu relógio biológico pode atrasar – e te deixar mais ‘preguiçoso’.
RESSACA DO FINAL DE SEMANA: e eu não digo só de bebida, viu? Mas das escolhas menos saudáveis de alimentos também. Isso gera consequências para o seu corpo que devem ser enfrentadas… na segunda-feira!
SER HUMANO É SOCIAL: precisa se sentir seguro para interagir. Dois dias é tempo suficiente para esquecer esse sentimento de proteção no ambiente de trabalho.
- Uma dica: reunir amigos e contar sobre o fim de semana pode ajudar.