Como os benefícios podem transformar as estratégias de RH
Por Bruno Carone, CEO do Férias & Co., primeiro benefício de viagens do mundo.
Em um cenário corporativo cada vez mais competitivo e em constante evolução, as estratégias das empresas precisam ser diferenciadas e inovadoras para atrair, reter e desenvolver talentos. Tenho visto nas empresas que as abordagens tradicionais já não são suficientes para atender às demandas e expectativas dos colaboradores. Sendo assim, ações diversificadas na área de gestão de pessoas podem se transformar em vantagens competitivas significativas. Dentre estas estratégias, gostaria de citar os benefícios concedidos aos colaboradores.
Recentemente, realizamos um levantamento para medir os índices de engajamento, satisfação, retenção, nível de bem-estar e a importância das férias para os colaboradores de empresas dos mais variados segmentos. Um dos resultados mais expressivos é que 92% dos entrevistados acreditam que os momentos de lazer e descanso podem beneficiar a saúde mental. Ao todo, o questionário obteve 586 respondentes com idades entre 18 e 54, que ocupam os cargos desde analistas até diretores.
Estes dados revelam que é essencial que a área de gestão atue e utilize de vantagens competitivas significativas para o bom êxito do time, e consequentemente dos negócios.
Quando falamos em economia, um dos impactos financeiros mais significativos proporcionados pelos benefícios corporativos é a redução da rotatividade de funcionários. O custo de substituir um funcionário abrange desde a perda de produtividade até os custos diretos de recrutamento, seleção e treinamento de um novo colaborador. Estudos apontam que o custo de substituir um colaborador pode variar de 50% a 200% do salário anual.
Sem dúvidas, os colaboradores com potencial buscam empresas que valorizam mais o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Instituições conhecidas por tratar bem seu time, oferecendo-lhes um pacote abrangente de benefícios, tendem a ter uma imagem corporativa positiva. E isso não só facilita a atração e retenção de talentos, como também pode melhorar as relações com clientes, parceiros e stakeholders. Uma boa reputação pode ser um ativo que, sem dúvidas, contribui para a sustentabilidade da empresa, eficiência operacional, lucros e ainda pode ajudar na construção de um ambiente de trabalho mais prazeroso.
Um dos questionamentos da nossa pesquisa é sobre o que influencia na permanência da empresa. Grande parte dos colaboradores (74%) respondeu ser o salário. No entanto, o ambiente de trabalho positivo e benefícios oferecidos apareceram na sequência, com 66% e 65% das respostas, respectivamente. Outro ponto destacado foi o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, sendo fator mais importante para 58% dos respondentes.
Como CEO de uma empresa de benefício de viagens acredito que apresentar iniciativas que proporcionem uma melhora no bem-estar do colaborador é fundamental.
Por fim, gostaria de ressaltar que a inovação é um atrativo em qualquer área da vida. No âmbito empresarial, em mercados competitivos, onde a busca por talentos é intensa, a capacidade de atrair os melhores profissionais pode conferir uma vantagem estratégica significativa. As empresas que reconhecem e se adaptam a essas tendências e novidades estão mais bem posicionadas para prosperar e impulsionar o sucesso organizacional.