Como motivar funcionários , segundo ex-CEO do Walmart
Confira como Greg Foran fez para ouvir o pedido dos funcionários, colocar em prática e viver a diferença na cultura da empresa
Dar feedbacks construtivos aos seus empregados é essencial, mas aprender a recebê-los é o que faz um grande líder. Greg Foran, ex-CEO do Walmart, comprovou o poder da comunicação entre funcionários e chefes dentro de uma empresa. Durante evento voltado ao mercado de varejo, nos EUA, o executivo contou uma história de quando ele chegou ao cargo no topo da multinacional.
Durante um encontro de férias com todos os funcionários do Walmart dos EUA, Foran pediu para que eles lhe enviassem um email pessoal listando “cortes de músculo no lugar de gordura”. Ou seja, o líder queria que seus empregados dessem um feedback sobre quais políticas recentes de cortes de gastos haviam sido prejudiciais à empresa.
“Acabei recebendo 2700 mensagens”, disse o executivo. “Sabe qual foi a coisa mais comum que chegou? ‘Por favor, você poderia recolocar os protetores de papel para assentos de privadas?’”. Por questões de cortes orçamentários em um período de crise, o Walmart havia retirado estes protetores higiênicos descartáveis dos banheiros de funcionários.
Foran disse que, a partir dos pedidos dos empregados, consertou diversos problemas relacionados diretamente ao cotidiano deles. Com o tempo, os funcionários “compraram” a nova mentalidade da empresa, o que é crítico quando se tem um quadro de 1,2 milhões de pessoas. “Quando eu visito as lojas e centros de distribuição, eu ouço: ‘você deu o que nós precisávamos, e agora temos de executar nosso trabalho”.
As mudanças se converteram em resultados concretos. Após um período em baixa, as vendas retomaram crescimento um ano após Greg Foran assumir o posto de liderança do Walmart. E, desde então, não pararam de aumentar.