Como a Barbie está revitalizando a Mattel – e o próximo pode ser o Hot Wheels
A Mattel agora quer repetir o sucesso com Hot Wheels; entenda a estratégia de negócio da companhia
A pandemia acabou, mas os cinemas ainda estavam vazios… Até agora. Com a estreia do filme Barbie nesta quinta-feira, os cinemas estão lutando para lidar com a alta demanda – que não é apenas de ingressos, mas do combo de pipoca e bebida com copo licenciado pela Mattel.
Nas ruas, as vitrines das lojas estão cor de rosa – e algumas também recheadas de produtos licenciados pela empresa criadora da Barbie. O filme mexe diretamente com a nostalgia de pessoas de todas as idades, mas vai muito além disso: é a estratégia de negócio que a Mattel precisava.
O FENÔMENO BARBIE E O IMPACTO NOS NEGÓCIOS DA MATTEL
Isso porque, em 2022, as vendas de Barbie caíram 11%. Agora, as ações da companhia já subiram 16% nos últimos 30 dias – e foi nesta semana que o filme estreou, hein?
Mas as expectativas são altas desde o ano passado: Jon Spalding, chefe de produtos de consumo do Reino Unido na Mattel, disse em uma entrevista que ele acredita que 2023 será o melhor ano de todos os tempos para a empresa.
Vamos à lista: são mais de 100 marcas que lançaram produtos licenciados com a marca Barbie, como Zara, Condor, Burger King, Ipanema, Riachuelo… Enfim! Relembrando que a Mattel ganha royalties com o licenciamento de cada produto, o que pode ajudá-los a ter o resultado de quase US$ 1 bilhão de dólares – valor quase três vezes maior do que no ano passado.
O impacto do filme Barbie, boneca interpretada pela atriz Margot Robbie, foi muito além da indústria do entretenimento. Na moda, o fenômeno foi chamado de “Barbiecore”.
O ano ainda não acabou, mas sabemos que este já é um caso de sucesso na Mattel… E agora a companhia quer repetir a receita com novos personagens.
NOVOS FILMES DE PERSONAGENS DA MATTEL EM BREVE?
O próximo live action de brinquedos da Mattel será do Hot Wheels. E pode ser que não acabe por aí – o CEO da Mattel, Ynon Kreiz, disse à Time que existe, sim, possibilidade de mais filmes do tipo.
Mas voltando aos Hot Wheels, a Mattel disse, em comunicado, que os carrinhos “têm despertado o espírito desafiador em entusiastas de automóveis por gerações”.
No Brasil, uma das atrações mais famosas do parque de diversão Beto Carrero é justamente um espetáculo licenciado com a marca Hot Wheels. Recentemente, a Mattel também lançou jogos de videogames temáticos com a marca.
A marca Hot Wheels, no entanto, possui 54 anos e é mais nova que a da Barbie, criada em 1959. Sabemos que a Barbie pautou gerações e, nos últimos anos, discussões sobre diversidade (algo que a Mattel começou a focar desde então).
Mas será que a companhia irá conseguir reproduzir o mesmo sucesso que está sendo a Barbie, agora com os carros velozes, coloridos e de brinquedo? Teremos que aguardar para conferir, pois o filme ainda não tem previsão de lançamento…
MARCA DE BRINQUEDOS… OU DE FRANQUIA?
Como falamos neste artigo, a Mattel tem uma grande possibilidade de virar uma franqueadora de marcas e ter um grande impacto no setor de cinema e entretenimento. Pode ser uma chance de a companhia continuar competitiva em um mundo em que a diversão está cada vez mais digitalizada, inclusive para crianças.