Chatbots: o que são e por que usar no seu negócio
O chatbot é uma ferramenta para conversar com seu cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais
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Você com certeza já teve alguma experiência com chatbot, seja em um atendimento automático ou campanhas de marketing de empresas! As ferramentas de chatbot possibilitam otimizar diversas ações e processos e é uma grande oportunidade que seu negócio tem de tornar alguns processos mais eficientes!
O chatbot é uma ferramenta para conversar com seu cliente em linguagem natural por meio de aplicativos de mensagens, sites e outras plataformas digitais. Ele pode responder por diretrizes pré-programadas ou inteligência artificial.
POR QUE UTILIZAR CHATBOT?
O chatbot otimiza a comunicação com seus clientes, ou seja, consegue automatizar tarefas repetitivas, como dúvidas e até mesmo solução de problemas sem a necessidade de interação humana, assim reduzindo custo e padronizando o processo de atendimento. Também usado para canais de vendas, sendo a linha de frente do relacionamento para captação de leads, em qualquer canal, Facebook Messenger, WhatsApp, Telegram, Site, Skype, Mobile, e muitos outros!
HÁ TRÊS TIPOS DE CHATBOTS:
– Os roteirizados, que funcionam de acordo com regras preestabelecidas;
– Os inteligentes, que são construídos com recursos de inteligência artificial e, por isso, têm respostas mais complexas;
– Os de aplicação, que além de serem bots de conversação, têm interfaces gráficas.
Para que serve? O principal objetivo é facilitar a comunicação podendo ser utilizada em diferentes áreas, seja, vendas, suporte, dúvidas, sac, ou seja, não existe limites para sua utilização.
Atendimento ao cliente: A primeira e maior utilização, reduzindo o custo, padronizando o processo e principalmente reduzindo o tempo de atendimento, até mesmo para ações simples, por exemplo: dúvidas de utilização, consulta de pedidos, saldo, fatura, etc.
Marketing: Vem cada vez mais ganhando espaço, saindo do modelo tradicional de anúncios, levando o prospect para um atendimento personalizado aumentando a probabilidade de interação e conversão.
Geração de Leads: Com base no histórico de mensagens do lead, o bot pode sugerir conteúdos que estejam relacionados às palavras usadas e que despertem o interesse do usuário. A partir dos termos mais buscados na ferramenta, você tem informações valiosas para novos conteúdos para seu blog, por exemplo.
Pesquisa: Sair dos formulários padrões é algo que todos que querem ter um bom resultado a uma pesquisa procuram, por isso o chatbot é bem visto, pois consegue criar um modelo de conversa amigável e rápida.
Usando baseado em regras: Essencialmente, à medida que o usuário vai escrevendo a mensagem, o bot vai identificando e entendendo o que quer dizer com base em palavras-chave pré-definidas no software, por exemplo, usando a FAQ.
Usando baseado em inteligência artificial: Imagine que você pode pedir a mesma coisa de formas diferentes, certo? É exatamente para isso que serve, consegue entender sua pergunta para trazer as respostas corretas. As plataformas disponíveis podem ter um algarítmo próprio ou usar Watson (IBM) ou Google AI, por exemplo.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:
1 – Processam alto volume de solicitações;
2 – São flexíveis;
3 – Automatizam processos repetitivos;
4- Ganhos para geração e nutrição de leads;
5- Dados para entendimento do seu público;
6 – Aumento nas vendas;
Pontos de atenção: O chatbot não vai funcionar simplesmente contratando, deve ter o processo que será utilizado mapeado e ter a gestão dele, pois o comportamento dever ser calibrado com frequência, e lembre-se, não é um chat online e o objetivo é melhorar a experiência do seu usuário e não piorar, portanto toda a atenção é o mínimo necessário.
Onde aplicar: Você pode incluir nos seus canais, como site, App’s, mídias sociais, como Messenger, Telegram, Whatsapp entre outros.