As pequenas que andam com as grandes
A parceria entre grandes companhias e startups pode acontecer de diversas formas. Conheça três cases.
Por Juliana Irala, da Captable Brasil.
O mercado fica cada vez mais disputado, e as grandes empresas precisam estar preparadas para mudar. E uma forma delas fazerem isso é “andar junto com as pequenas”. Por isso, não é de se surpreender que o volume de parcerias entre grandes corporações e startups aumentou 20 vezes em cinco anos.
Mas quando uma companhia fecha um negócio com uma startup, os dois lados saem ganhando: enquanto as companhias ganham com a agilidade e soluções inovadoras e disruptivas das startups, as startups ganham experiência, notoriedade e validação do mercado.
Separamos três exemplos de parcerias entre grandes companhias e startups.
FINANSYSTECH
Para facilitar a adesão ao Open Insurance, a Finansystech, plataforma de Open Finance as a Service, fechou parceria com a B3 para o desenvolvimento de uma plataforma que servirá como infraestrutura do mercado e gerenciará o tráfego de dados entre as empresas.
O Open Insurance é uma espécie de Open Banking para seguros, que permitirá o compartilhamento de informações de clientes entre seguradoras – de forma similar ao que o Open Banking faz para as instituições financeiras.
A Finansystech é a primeira entidade do mundo a ser certificada pela OpenID, fundação que fornece padrões internacionais de segurança para iniciação de pagamento. Em novembro do ano passado, a Finansystech levantou R$ 2,49 milhões em rodada na Captable para atender a participação crescente das instituições financeiras ao Open Finance.
WEEX
A Weex, carteira digital de experiências que oferece um aplicativo próprio de gestão de viagens, consultoria e suporte, fechou recentemente contrato com a Embratel. A parceria atende cerca de 300 colaboradores da Embratel, que já conseguiram resgatar prêmios pelo aplicativo pelas metas batidas. Os prêmios vão de Cirque du Soleil até concerto do Coldplay.
De acordo com o CEO do aplicativo, Eduardo Rodrigues, o contrato com a Embratel é o maior que a Weex fechou até o momento, mas que startup já está em prospecção para fechar novas parcerias que irão superar o valor.
ZLETRIC
A Zletric, startup de recarga de veículos elétricos, se uniu a 99 e outras oito empresas para lançar a Aliança pela Mobilidade Sustentável. A iniciativa pretende fomentar a produção e adoção de carros elétricos no país e, ao mesmo tempo, estabelecer a infraestrutura necessária para garantir que, quem aderir a esse tipo de veículo, possa rodar com ele e conseguir recarregá-lo sem muitas dificuldades.
Por isso, além da 99 e da Zletric, a iniciativa inclui empresas de diversos pontos do setor – das montadoras, passando pelas locadoras, até os aplicativos de transporte e abastecimento.
Além de ter chamado a atenção da 99, a Zletric recentemente anunciou fusão com a Ecovagas, subsidiária da Estapar.
POR QUE IMPORTA?
Além de trazer novas soluções aos consumidores, as startups também possuem o desafio de romper modelos e inserir tecnologia e inovação em produtos já existentes. E as grandes empresas que as verem como concorrentes, e não “oportunidades”, ficarão no meio do caminho.
Para ter a chance de ser sócio de startups com crescimento acelerado, como a Finansystech, Weex e Zletric, conheça a Captable, plataforma de investimento em startups da StartSe e confira as startups disponíveis para investimento. Para ficar sabendo em primeira mão de novas oportunidades, participe do grupo exclusivo do Telegram. Se você quer captar conosco, saiba mais e se inscreva no nosso processo de seleção.