Busca

Visão de Mercado
Inovação

A digitalização em tempos de pandemia

Rogério Cabral
25 de março de 2021 - 08:50

A adoção da digitalização em tempos de pandemia pode iniciar a Transformação Digital das Organizações

A atual situação da nossa sociedade, fruto dos impactos causados pelo Coronavírus (COVID-19), está fazendo todas as áreas a refletirem sobre soluções diante desse cenário de privações, limitações e problemas causados principalmente pelo isolamento social que está provocando uma desaceleração da economia. Essas soluções quase em sua totalidade passam pela utilização de Tecnologias Digitais que já eram utilizadas para implementação de estratégias organizacionais para geração de diferenciais competitivos.

Muitas organizações vinham num processo de Transformação Digital de seus modelos de negócios antes desse momento de pandemia e agora apresentam uma aceleração nesse processo de digitalização de produtos, serviços e no modo como interagem com seus stake holders, sejam colaboradores, parceiros ou consumidores. Elas conseguiram se adaptar mais facilmente às limitações impostas pelo isolamento social e passaram a oferecer seus produtos e serviços em plataformas digitais, criaram modelos digitais de comunicação com seu público alvo ou utilizaram tecnologias disruptivas para minimizar o impacto desse momento de crise.

Essa adaptação acelerada é causada por uma série de fatores gerados pelo processo de Transformação Digital que já vinha acontecendo como: a implantação do “growth mindset”, ou seja, a mudança da cultura organizacional para o “digital”, evoluindo do conceito de estratégias digitais para o posicionamento do digital como estratégia do negócio; a digitalização dos processos que aumenta a produtividade e performance do negócio; a entrega de produtos e serviços em ambientes digitais ou pelo menos no modelo O2O, ou seja, o consumidor adquire e paga o produto ou serviço no ambiente online e recebe e consome no offline.

As Tecnologias Digitais, com certeza, desempenham um papel fundamental nesse novo paradigma, que ocorre em todos os setores da sociedade, a digitalização dos modelos de negócio tornou-se essencial para que vários setores continuem em funcionamento e, diante deste cenário atual, seria muito difícil a pouco tempo atrás, vermos muitas dessas empresas, governos e profissionais fazendo parte dessa Transformação Digital.

Assim, as organizações e os profissionais podem aproveitar esse momento em que a digitalização se torna, em muitos casos, a única saída para que o negócio possa continuar acontecendo e iniciar um processo de Transformação Digital que, além de diferenciar essa organização nesse momento de exceção, com certeza trará diferenciais competitivos no momento de retomada da nossa economia.

Rogério Cabral
  • Redes Sociais

Comentários

Mais vistos