Busca

Pedido de Orçamento

10 exemplos de startups brasileiras que mudaram o mercado

Envie seus dados. Nós respondemos!
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14) 98119-9000
  • (14) 98119-9000
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Comprar

10 exemplos de startups brasileiras que mudaram o mercado

Para comprar vá até a nossa loja.
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14) 98119-9000
  • (14) 98119-9000
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Enviar Mensagem

Envie uma mensagem. Nós respondemos!
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14) 98119-9000
  • (14) 98119-9000
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Agendar

  • O agendamento se dará de acordo com a disponibilidade. Retornamos para confirmar.
  • Ou entre em contato por telefone.
  • (14) 98119-9000
  • (14) 98119-9000
  • Localização
  • Horário de Atendimento:

Regras

Leia as Regras
  • Se preferir entre em contato com a gente.
  • (14) 98119-9000
  • (14) 98119-9000
  • Horário de Atendimento:
Filtros
Filtros
Visão de Mercado

Guia de Associados

Segmentos
Startup

10 exemplos de startups brasileiras que mudaram o mercado

20 de novembro de 2021 - 19:00

por Joao Ricardo

Em termos básicos, as startups são empresas jovens com um objetivo ambicioso de desenvolver um produto ou serviço único para o mercado. Elas fazem isso, normalmente, ao identificar as deficiências de um produto já existente e aprimorando-o com a tecnologia. Com pouco tempo após o início de suas atividades, elas são capazes de atender de forma escalável inúmeros clientes em diferentes partes do mundo.

Quando pensamos em exemplos de startups, muitas vezes nossa cabeça vai para nomes óbvios, como a Amazon e a Netflix, gigantes globais. Entretanto, não é preciso ir tão longe! No Brasil, existem ótimos exemplos de startups que revolucionam o mercado e fazem história no mundo dos negócios. Quer conhecê-las? Aqui, nosso time separou 10 ótimos exemplos para você conhecer:

10 startups exemplos no mercado brasileiro

Dos serviços financeiros às atividades rotineiras dos brasileiros, como o pedido de deliveries, a assinatura de academias e a reserva de passagem de ônibus – diversos segmentos já foram revolucionados por negócios inteligentes. Abaixo, nossa lista em ordem alfabética com esses exemplos:

1. 99

Lá fora, quando falamos de aplicativos de caronas, o Uber é o primeiro nome que vem à cabeça. Entretanto, aqui no Brasil a empresa tem uma concorrente que chega à altura e, para muitos, é até preferida em detrimento da gigante estrangeira: a 99.

Criada em 2012 pelos parceiros de negócio Paulo Veras, Renato Freitas e Ariel Lambrecht, o aplicativo de mobilidade urbana se tornou a primeira startup unicórnio do nosso país. As unicórnios nada mais são do que as startups que têm seu valor estimado em mais de 1 bilhão de dólares.

2. Buser

Eleita pelo Linkedin como uma das Top Startups de 2020, a Buser é outro ótimo exemplo de revolução por meio da tecnologia para facilitar a vida rotineira. O modelo de negócios da empresa é centrado no fretamento de ônibus para viagens intermunicipais. É como se fosse um “Uber dos ônibus”: as pessoas interessadas na viagem fazem a reserva pelo app e, no momento da viagem, dividem entre si os valores do frete do ônibus.

Nesse modelo, os valores desembolsados pelos passageiros chegam a ser até 60% menor do que os valores tradicionais, com as companhias de ônibus.

3. Creditas

Um dos unicórnios brasileiros, a Creditas é uma plataforma online de crédito com garantia. A empresa surgiu como uma Fintech, em 2012. Como a maioria das startups, precisou de apoio financeiro e recebeu investimento Seed (uma forma de captação de recursos para startups em fase inicial). Depois, não parou mais de crescer.

Hoje, a Creditas é uma das principais empresas de financiamento do país e conta com mais de 500 tripulantes (como eles gostam de chamar seus colaboradores).

4. Descomplica

Pergunte à qualquer estudante de ensino médio em preparação para os concursos de vestibular e eles com certeza saberão o que é o Descomplica. Com sua plataforma online iniciada no ano de 2011, hoje a empresa conta com um serviço completo que oferece aulas preparatórias (focadas principalmente no ENEM), correções de redações, monitorias e materiais de estudo.

Essa empresa faz parte do grupo das Edtechs, as startups voltadas especialmente para a área da educação. Aqui no blog, temos um post dedicado especialmente para elas e seu potencial de transformação no cenário brasileiro. Leia também: Edtechs – como estão transformando o mercado de educação no Brasil.

5. Gympass

A Gympass é um exemplo de startup brasileira que atua com o foco na saúde de seus usuários. No serviço oferecido, diferentes academias espalhadas por diversas cidades do Brasil – e até mesmo da América Latina! – são conveniadas e podem ser acessadas pelos clientes que pagam apenas a assinatura ao app.

A empresa investiu principalmente no mercado corporativo, vendendo o seu serviço como um benefício que as organizações oferecem para seus funcionários. Com esse tipo de atuação, essa que é outra startup unicórnio brasileira, serviu de inspiração para empresas focarem nesse tipo de venda também.

6. iFood

Quem não conhece o iFood hoje em dia? O serviço revolucionou a forma com que pedimos delivery e é a principal forma de conectar, hoje em dia, restaurantes, clientes e entregadores. O que muita gente se confunde é na origem da startup, que embora pareça estrangeira por conta do nome, é 100% brasileira!

Fundada em 2011, a empresa é a maior do segmento de delivery na América Latina, com atuação também na Argentina, no México e na Colômbia. Atualmente, além de oferecer a entrega de restaurantes, os usuários também podem ter acesso aos pedidos em mercados, farmácias e pet shops.

7. Loggi

Atendendo principalmente E-commerces, a Loggi é outro exemplo de startup que, assim como Uber e 99, resolve problemas de mobilidade urbana. Entretanto, sua atuação não é no transporte de passageiros, e sim no transporte de volumes para entrega aos seus destinatários.

A atuação principal é na entrega dos produtos vendidos pelas Lojas Online nas maiores cidades do país, que possuem trânsitos muito intensos. Além das compras da internet, a empresa também faz o transporte de documentos para clientes corporativos e de comidas para restaurantes.

8. Nubank

A fintech mais conhecida do Brasil também não poderia ficar de fora da nossa lista com os exemplos de startups brasileiras. O “roxinho”, como é carinhosamente chamado, é um cartão de crédito e de débito que introduziu a ideia de bancos digitais no mercado brasileiro, a Nubank oferece todas as soluções de um banco convencional mas sem taxas abusivas.

Depois da Nubank, outras fintechs surgiram por aqui, como o C6 Bank, o Neon e o Picpay. Todas elas com o foco principal em oferecer serviços financeiros em ambientes digitais. Para conhecer mais sobre elas, leia também nosso conteúdo sobre a Revolução das Fintechs no mercado financeiro!

9. Quinto Andar

A Quinto Andar resolve as dores dos milhares de brasileiros que sofrem na hora de alugar um imóvel. Facilitando o processo tanto para locadores quanto para locatários, o app dispensa fiadores, utiliza assinatura digital para o firmamento do contrato de locação e oferece anúncios gratuitos para os proprietários de imóveis.

Mais uma que faz parte do seleto grupo de startups unicórnios com raízes tupiniquins.

10. Resultados Digitais

Um grande nome no cenário de marketing digital, a Resultados Digitais (ou simplesmente “RD”) é um exemplo de startup brasileira que trabalha com um modelo SaaS, que significa “Software as a Service“. Isso porque sua principal fonte de receita é a chamada RD Station, uma plataforma que reúne o gerenciamento de campanhas de e-mail marketing, publicações em redes sociais, automações de campanhas e acompanhamento de métricas.

Ela também é responsável pelo evento RD Summit, a principal reunião de profissionais do ramo de marketing digital do Brasil.

Lições preciosas que podemos aprender com startups

Agora que chegamos ao fim da nossa lista com belos exemplos de startups que revolucionaram o mercado brasileiro com suas soluções disruptivas, ficou mais fácil entender as características desse tipo de negócio? Esperamos que sim!

Muito além de apenas conhecer o modelo de negócio das empresas que fazem sucesso em nosso país, te convidamos a pensar em algumas lições que outros negócios podem aprender com as startups, como:

  • ter como foco principal as dores do cliente;
  • usar as inovações tecnológicas para simplificar situações complexas;
  • criar negócios que funcionem sem fronteiras;
  • se reinventar junto de seu mercado para se manter atual.

E tantas outras! Você pensa em alguma outra lição que esses exemplos de startups podem ensinar aos empreendedores? Deixe-a abaixo nos comentários desse post! E se quiser continuar estudando sobre essas organizações, recomendados a leitura de nosso post que mostra como pensar como uma startup e estar à frente das inovações do mercado.

Te esperamos por lá!

Comentários

Mais vistos