A Starbucks é conhecida em todo o mundo por seu café torrado, mas também é um exemplo brilhante de uma transformação digital bem-sucedida e eficaz . A Starbucks começou a acumular e analisar intensamente grandes quantidades de dados. Eles agora estão incorporando análise de dados em seus esforços de marketing e vendas. A empresa tem toneladas de dados sobre seus clientes. Ele pode ver que tipo de café seus clientes estão pedindo e ajustar suas ofertas de acordo.
Eles podem personalizar ofertas e materiais de marketing. Finalmente, eles podem ajudar a aumentar as vendas e reduzir os custos de anúncios e marketing ineficazes. Duas ações ajudam a Starbucks obter grande faturamento. A primeira é Starbucks Rewards. Seu aplicativo de celular que permite pagamentos rápidos e fáceis e é um programa de fidelidade e recompensas aos usuários. Seus clientes ganham quando acumulam consumo nas lojas.
A segunda é o projeto “Flywheel” na tradução literária seria, volante em alta velocidade, no mundo do marketing ele está muito ligado ao imbound marketing, estratégias de atração dos clientes, muito utilizado nos meios digitais. Através de cartões recarregáveis, podemos dar presentes de consumo nas lojas. O cliente vai até a loja e compra um cartão e carrega com R$50,00, porém acaba consumindo algo e gasta no total R$ 75,00, ao presentear com o cartão, o novo dono vai até a loja Starbucks e acaba consumindo R$ 50,00 do presente mais R$ 30,00 e ainda carrega com mais R$ 50,00.
Está equação só cresce. No ano passado mais de US$ 155 mm não foram consumidos. Simplesmente este dinheiro ficou aplicado rendendo dividendos para a empresa. É claro que estes projetos não seriam possíveis sem o digital, mas o que chama a atenção são as formas de faturamento que uma empresa criou, em 2021 a receita líquida cresceu 14,5% atingindo um valor recorde de US$ 7,63 bilhões.
Vender café é somente um detalhe.
Bora Digitalizar!!!
#visaodemercado #marketingdigital #usp