O cenário atual do varejo tem desafiado a capacidade das marcas em manter a fidelidade dos consumidores. Segundo um relatório do FMI – The Food Industry Association, a digitalização do varejo tem sido apontada como um dos principais fatores que têm levado os consumidores a se tornarem menos fiéis às marcas.
Diante desse desafio, as empresas têm corrido para melhorar seus programas de fidelização. Sabe o que é isso, uma boa notícia para quem é pequeno ou está começando agora. E se você está interessado em lançar um programa de recompensa é simples, pura matemática, vou simplificar, a sorveteria artesanal distribui um cartão perfurado, a cada vez que você adquiri 2 bolas de sorvete, você ganha uma perfuração e a cada 10 perfurações no cartão você ganha outra 2 bolas.
Assim o faturamento para cada 2 bolas, menos o custo = ao lucro, garante após 10 vendas a possibilidade de outras 2 bolas gratuitas.
Um estudo recente revelou que 63% dos consumidores americanos utilizam canais digitais em suas compras de supermercado no último ano e a maioria deles planeja seguir nesse caminho no futuro. A conveniência de comprar a qualquer momento de qualquer lugar e a simplicidade da experiência de compra digital têm sido alguns dos principais motivos para essa mudança de comportamento. Além disso, o uso de dispositivos móveis também tem se mostrado uma alternativa interessante para melhorar a experiência na loja física.
Com mais informações sobre as características dos produtos e promoções personalizadas, ativáveis no smartphone, é possível proporcionar uma experiência de compra mais completa e satisfatória. Para as marcas, essa mudança de comportamento tem impulsionado a busca por estratégias de fidelização de clientes. A expectativa é que o share das vendas geradas por programas de fidelidade salte de 56% em 2022 para 69% em 2025.
No entanto, ainda é incerto qual movimento terá mais força: a busca de clientes por novas alternativas ou a capacidade do varejo em oferecendo experiências memoráveis e relacionamentos personalizados. O que podemos afirmar é que a fidelidade do consumidor tem sido cada vez mais difícil de ser mantida, mas as marcas estão se esforçando para encontrar novas estratégias e se adaptando a esse novo cenário, onde o digital é a porta de relacionamento com este cliente.