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Marketing Digital

22 de janeiro de 2023 - 10:48

1. Estratégias omnichannel Para quem vende, a filosofia de vida é vender e não importa por qual canal, assim é a tendencia das marcas trabalharem com as várias formas de vendas, lojas físicas, e-commerce, mobile-commerce, aplicativos, social-commerce, plataformas de marketplaces.

2. Atendimento consultivo online De acordo com a Bornlogic, 78% dos consumidores acreditam que um vendedor pode ajudar na hora de escolher um produto online. Adoramos um bom atendimento e atenção, muitos consumidores preferem fazer compras em lojas físicas pela possibilidade de serem atendidos com mais eficiência nesses locais.

3. Conteúdos em vídeo Nunca se consumiu tanto vídeo como conteúdo! Com a popularização do TikTok e a transformação do Instagram em uma plataforma voltada especialmente para vídeos verticais curtos – através do Reels sem falar no próprio shorts do youtube e o Kwai. Assim passou a ser obrigatório para as marcas, lojas, profissionais ou quem quer vender algo a produzir conteúdos para estás plataformas.

4. Live commerce Muitos estão trabalhando com um formato inédito de live commerce, abrem a transmissão ao vivo para promover um relacionamento com seus clientes e seguidores. Este tipo de conteúdo trás informações relevantes, criar interesse para as soluções ofertadas e faz a venda.

5. Social commerce O estudo da Bornlogic mostra que 65% das pessoas costumam pesquisar por produtos nas redes sociais e 26% utilizam esses canais para fazer compras. Vai deixar de vender nas redes sociais? Foi-se o tempo onde tínhamos somente uma página nas redes, agora a tônica é aproveitar e vender.

6. Compras por voz Ainda parece longe de acontecer, mas já está mais comum do que imaginamos, comprar através da vóz ou voice commerce utilizando Alexas, Google Assitant ou mês a Siri da Apple. “eu mesmo já faço pedido de água engarrafada via Siri do meu Iphone”.

7. Publicidade online com influenciadores Desta vez estou me referindo a utilizar influenciadores, que vão humanizar suas ações de comunicação digital. Um estudo do Instituto QualiBest revela que 68% dos consumidores seguem algum influenciador digital e, destes, 76% já compraram algum produto indicado por influencers.

8. Realidade Aumentada A utilização desta tecnologia permite expor os produtos de forma interativa. É como o QRDcode nos restaurantes que traz o cardápio, já pensou se o chefe sai do seu celular em 3D dando uma dica do prato de hoje?

9. Formas de pagamento diversificadas Num passado recente o grande impeditivo de compras via e-commerce era a forma de pagamento, onde os cartões de créditos imperavam, assim algumas alternativas surgiram como boleto bancário, porém a demora da compensação do pagamento, atrasava a entrega, o PIX facilitou este processo.

10. Mobile commerce Uma tendência do e-commerce que estará ainda mais presente nos próximos anos é o mobile commerce, ou m-commerce. Nada mais prático do que comprar via celular.

11. Marketplace A forma mais segura e confiável de comprar de pequenos vendedores é comprar através de marketplace que virou tendência de sobrevivência dos pequenos varejistas na pandemia. Muitas lojas do interior do País estão utilizando está modalidade de oferta, e assim mudando a matriz de faturamento para o digital, diminuindo custos em lojas físicas. 90% dos entrevistados em pesquisa do Opinion Box disseram fazer compras em marketplaces.

12. Serviços de assinatura Os serviços de assinatura são mais uma modalidade que se popularizou muito nos e segue sendo tendência do e-commerce. Fazer a venda é muito difícil e custa, agora fazer a venda uma única vez e obter receita recorrente é o sonho. Assim funciona as plataformas com o Netflix, Spotfy etc, mas este conceito pode ser aplicado no e-commerce de produtos. Assinatura de vinhos, cervejas ou até mesmo alimentos perecíveis. Em muitos centros urbanos, pessoas mantem assinaturas de produção agrícolas orgânica, toda semana recebem uma caixa com alimentos produzidas por famílias.

Assim recebem caixas com variação das colheitas que foram feitas horas antes de entregarem em suas residências.

13. Redescoberta da loja física As lojas físicas não vão morrer, se souberem com complementar a experiência do digital em seus estabelecimentos, vão encantar os clientes.

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