Busca

Visão de Mercado
Tecnologia

Pela primeira vez, robô de inteligência artificial será ‘advogado’ de um réu em defesa jurídica

10 de janeiro de 2023 - 11:00

Em fevereiro, pela primeira vez na história, um bot de inteligência artificial será o advogado de um réu em uma audiência no tribunal. Entenda como funciona e o que isso tem a ver com o seu negócio

, jornalista

A frase é clichê: parece filme de ficção científica, mas não é. A tecnologia de inteligência artificial tem avançado nos últimos anos e não seria diferente no mercado judicial.

Isso porque, em fevereiro, pela primeira vez na história, um bot de inteligência artificial será o advogado de um réu em uma audiência no tribunal.

A tecnologia foi desenvolvida pela DoNotPay. A empresa não revelou os detalhes, como local da audiência e acusações do réu, segundo o Business Insider, porém reforça que a IA é a tecnologia do futuro, mas também do agora.

ROBÔ ADVOGADO: COMO VAI FUNCIONAR?

Na prática, o robô advogado vai funcionar assim: o réu usará um aplicativo de smartphone e um fone de ouvido.

O robô advogado, depois de ouvir os argumentos do tribunal, vai oferecer aconselhamento jurídico (o que o réu deve dizer em sua defesa) por meio do fone de ouvido. Tudo isso em tempo real. 

Essa, contudo, não é a primeira vez que a inteligência artificial marca presença no mercado jurídico.

No Brasil, por exemplo, Eli, tornou-se o primeiro robô assistente de advogado no paísCom o uso da inteligência artificial, ele acelera o andamento de processos e aumenta a produtividade dos advogados.

Diante do avanço da tecnologia, é possível afirmar que os profissionais devem entender sobre inteligência artificial para ganhar tempo, focar na precisão dos processos e, consequentemente, se destacar no mercado.

E você deve estar pensando: “seria o fim do emprego dos advogados?” Leia este artigo para entender mais.

POR QUE IMPORTA?

Robô advogado e chat GPT são alguns exemplos de como a inteligência artificial está a todo vapor. Não à toa o renomado Scott Galloway deu a deixa: IA será a tecnologia mais importante de 2023.

Isso porque, as possibilidades de uso da inteligência artificial são imensas. Você pode usá-la para otimização de processos internos, criação de produtos, copy (a StartSe, por exemplo, lançou uma ferramenta gratuita de inteligência artificial para empresas). Enfim, a reflexão que fica é: como você pode se aperfeiçoar e usar a ferramenta para inovar a sua carreira ou o seu negócio?

Comentários

Mais vistos