Busca

Visão de Mercado
Opinião

5 mudanças da Meta para manter o Instagram competitivo

08 de junho de 2022 - 16:18
De olho na concorrência, o Instagram tem adaptado a plataforma e essas mudanças vão chegar em breve, mudando a estratégia das empresas

É, não anda fácil para ninguém, nem mesmo para o Instagram. Depois do sucesso que o TikTok alcançou, a rede segue tentando se reinventar, criando caminhos para se manter relevante diante dos novos hábitos de consumo, de entretenimento e até de busca de emprego — sim, já tem gente contratando pela rede social de dancinha e tem rede social brasileira se apropriando do movimento para gerar um mercado de contratação a partir de vídeos de 30 segundos.

Claro, todas essas mudanças impactam o Instagram, que está correndo para atualizar seu modelo de negócio, e as estratégias das empresas que utilizam a plataforma. E mesmo que nem todas atualizações estejam disponíveis no Brasil, logo vão chegar e balançar tudo — melhor ficar por dentro, não acha?

PAGANDO INFLUENCERS

Agora é possível apoiar os influenciadores e produtores de conteúdo. Com o botão “Assinar”, é possível incluir, por exemplo, acesso a Stories e transmissões ao vivo fechadas, além de um selo indicando que você é assinante. Mas, por enquanto, só está disponível nos EUA.

O objetivo é criar um ecossistema mais sustentável de produção de conteúdo, criando redes entre seguidores, influenciadores e quem patrocina o conteúdo. Essa modalidade, inclusive, já existia de forma autônoma e informal entre os influenciadores e agora a plataforma se ajustou conforme o comportamento dos usuários.

OBTER COTAÇÃO

O Instagram está testando um novo botão “Obter cotação” com empresas selecionadas no aplicativo. O novo botão permite que os usuários configurem perguntas personalizadas para fazer aos clientes antes de iniciar uma conversa. Depois que os clientes preencherem o questionário, eles poderão solicitar rapidamente uma cotação de uma empresa sobre um produto ou serviço.

MODERAÇÃO DE LIVE

Live commerce: por que você deve aderir?

NOVO FEED

O Instagram fez uma grande atualização de como todas as postagens, vídeos ou imagens aparecem no feed principal. Todas as postagens são exibidas em um formato vertical de tela cheia com esta nova atualização. A mudança afeta o formato quadrado das fotos, pois agora elas mostram um fundo mesclado que corresponde à cor da imagem.

Além disso, o CEO do Instagram anunciou que está testando uma nova experiência de imersão no feed principal da página  inicial  do aplicativo Instagram. Isso significa que o vídeo se tornará uma parte maior do feed e ocupará um espaço maior.

O objetivo dessas mudanças no feed é saber como as pessoas preferem interagir no celular e se esse formato 9:16 é comprovadamente melhor para uma experiência mobile-first. Será que a inspiração foi o feed do TikTok?

Comentários

Mais vistos