Conheça 10 profissões inusitadas para trabalhar com ChatGPT
Estudo feito pela consultoria PageGroup mostra as profissões que prometem aquecer o mercado de Inteligência Artificial. Confira!
Você não vai perder o seu trabalho para a inteligência artificial, mas sim para quem sabe usar a tecnologia. Tenho visto essa frase com frequência, e concordo. Em uma aula do Cristiano Kruel, sócio e chefe de inovação da StartSe, ele disse que não saber usar a IA será como não saber enviar um e-mail. A analogia faz sentido à medida que a tecnologia avança ― impulsionada principalmente pela chegada do ChatGPT.
“A rápida adesão de usuários a essa ferramenta [ChatGPT] tem provocado interesse por parte das empresas para implantação de sistemas de Inteligência Artificial. Isso pode impactar diretamente o mercado de tecnologia com o aumento da procura por profissionais especializados na área, que possam atuar no desenvolvimento desses softwares e saibam lidar com linguagens de programação”, diz Lucas Oggiam, diretor-executivo do PageGroup, em comunicado enviado à StartSe.
Tudo indica que o ChatGPT tornará o ambiente virtual totalmente novo e favorável a novas oportunidades de trabalho”, completa.
Assim, já era de se esperar as profissões que prometem aquecer o mercado de Inteligência Artificial. Confira quais são com base no estudo feito pelo PageGroup:
QUAL PROFISSÃO TRABALHA COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?
1 – Gerente de Chatbot
O que faz: atua na gerência e no monitoramento da conversação entre o chatbot e o usuário. É responsável pela coleta, análise e melhoria contínua dos dados a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário.
Habilidades necessárias: conhecimento técnico em Inteligência Artificial, machine learning e processamento de linguagem natural, experiência em gerenciamento de projetos e boa comunicação.
2 – Desenvolvedor de chatbot
O que faz: responsável por criar, projetar e implementar chatbots para diversos fins. Trabalha na criação de algoritmos de IA para reconhecer corretamente as intenções dos usuários; na integração dos serviços como APIs, armazenamento de dados e interfaces de usuário; em testes para garantir a segurança, performance e qualidade do conteúdo; e na manutenção regular.
Habilidades necessárias: conhecimento em linguagens de programação (Java, Python, Ruby, entre outras), experiência em desenvolvimento de software e habilidade para entender as necessidades do usuário.
3 – Técnico de Chatbot
O que faz: realiza ajustes e a manutenção dos robôs de conversação. Geralmente desenvolve o diálogo do robô, programa suas respostas e ajuda a certificar que a ferramenta responde de forma apropriada as mensagens do usuário.
Habilidades necessárias: conhecimento em tecnologias relacionadas a chatbots (machine learning, IA e processamento de linguagem natural), habilidades em programação, ser curioso e criativo.
4 – Analista de Chatbot
O que faz: responsável por configurar e melhorar sistemas de chatbot para aprimorar a experiência do usuário. Também é encarregado pela análise dos dados gerados pelo chatbot para criar relatórios e detectar oportunidades de melhoria.
Habilidades necessárias: conhecimento técnico em programação e desenvolvimento de chatbots, habilidade para analisar dados dos usuários e identificar padrões para melhorar a experiência do chatbot.